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http://hdl.handle.net/10174/14223
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Title: | Microcrédito em Moçambique - estratégias para aumentar a taxa de reembolso |
Authors: | Paulo, Éder Francisco |
Advisors: | Pires, Cesaltina |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A ajuda aos mais desfavorecidos é uma prática frequente principalmente nos países em vias de desenvolvimento e Moçambique não é excepção. Várias são as entidades locais e estrangeiras que procuram alavancar a condição de vida das populações através do microcrédito. Desde a sua implementação em Moçambique no início dos anos noventa, o interesse pelo microcrédito tem registado um aumento gradual. Numa primeira fase da dissertação é explicada a evolução histórica deste mecanismo de combate à pobreza, seguido do seu enquadramento na estrutura microfinanceira.
A incidência do tema é o reembolso, ou seja a forma como este pode ser melhorado. Antes de procurar soluções é feito um diagnóstico desta problemática. Pode haver a tendência apenas de procurar que falha com o pagamento: os clientes. Mas esta é uma análise muito redutora, e procurei perceber também o lado de quem empresta o dinheiro.
A identificação das estratégias para aumentar a taxa de reembolso é feita com base na análise da literatura sobre este tema, incluindo a experiência da instituição originária do microcrédito, o Grammen Bank, e enquadramento com o contexto de Moçambique; ABSTRACT: Helping the disadvantaged is a common practice especially in developing countries, Mozambique is no exception. There are several local and foreign entities that seek to leverage the living conditions of the population through microcredit. Since its implementation in Mozambique in the early nineties, the interest in microfinance has gradually increased. The dissertation starts by explaining the historical evolution of this mechanism for combating poverty in Mozambique as well its integration in the Mozambique microfinance structure.
The dissertation main theme is how to improve the microcredit reimbursement rate. Before seeking solutions, we provide a diagnosis of the problems involved in the repayment. There may be a tendency to blame only the ones that fail to pay: the customers. However, this is a very simplistic analysis, and some problems may arise on the side of those who lend money.
The identification of the strategies to increase the repayment rate is based on the analysis of the literature on this theme, including the original institution of microcredit, the Grameen Bank, and studying the adequacy of these strategies in the context of Mozambique. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14223 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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