Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14026

Title: Prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, em Ensino do Português no 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Authors: Raimundo, Neuza Sofia Saramago
Advisors: Mira, António Ricardo
Keywords: Competências
Ensino-aprendizagem
Método
Estratégia
Skills
Learning process
Teaching method
Strategy
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada na área de especialização do Mestrado em Ensino do Português no 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, realizado pela aluna Neuza Sofia Saramago Raimundo, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, foi elaborado com o objectivo de apresentar as práticas lectivas realizadas, nomeadamente, estratégias e métodos de ensino utilizados no processo de ensino-aprendizagem, orientações curriculares seguidas, planificação e execução de aulas, avaliação das aprendizagens dos alunos e a sua análise, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional. São, aqui, exploradas as quatro dimensões de intervenção profissional inscritas no Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei nº 241/2001, a saber: dimensão profissional, social e ética, dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida; ABSTRACT: This report refers to the Supervised Teaching Practice in the Master’s degree specialization at elementary and high school teaching of Portuguese language and teaching of elementary and high school Spanish language, made by the student: Neuza Sofia Saramago Raimundo at André de Gouveia high school of Évora. It was written in order to present school years practices, in particular, strategies and used teaching methods in the teaching-learning process, the guidelines, planning and class teaching, pupil learning evaluation and its analysis, as well as the teaching practice and professional development analysis. In here are going to be explored the four dimensions of professional intervention registered in the General Profile of Professional Performances from nursery school teachers, to elementary and high school teachers, approved by the decree nr. 241/2001, knowing: professional dimension, social and ethics, development of learning process dimension, school participation dimension community intercourse. At last the dimension of professional development during lifetime.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14026
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Prática de Ensino Supervisionada na área de especialização do Mestrado em Ensino do Português do 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois