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Title: Envelhecer Ativamente Em Evora: Lugar da Formação
Authors: Casas-Novas, Vitoria
Serra, Isaura
Reis, Gorete
Raminhos, Antónia
Durão, João
Bule, Maria José
Conde, jose
Keywords: Envelhecimento ativo; Educação para a saúde; consulta de enfermagem
Issue Date: 4-Sep-2014
Publisher: Universidade de Évora. Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde
Citation: Casas Novas,V.;Serra,I;Reis,G;Raminhos,A; Durão,J; Bule,MJ;Conde,J (2014). ENVELHECER ATIVAMENTE EM ÉVORA: LUGAR DA FORMAÇÃO. I Forúm Internacional de Violência e Maus-Tratos. VII Forum Internacional de Saúde Envelhecimento e Representações Sociais. Universidade de Évora.
Abstract: Tema e referencial teórico: Encarar o envelhecimento ativo como meta a atingir é reconhecer os direitos dos idosos à igualdade de oportunidades para a saúde, a segurança e a participação. Isso implica autonomia, independência, qualidade de vida e expetativa de vida saudável que a educação para a saúde promove. Esta também potencia a prevenção da doença e a reabilitação. A capacitação para gerir o seu projeto de vida é facilitada pela literacia em saúde e pela motivação para se Auto cuidar. Os profissionais têm uma intervenção mobilizadora nesses processos. Objetivos: Desenvolver ciclo formativo para idosos do Projeto Seniores Ativos do Município de Évora; Criar o “Laboratório da Consulta de Enfermagem – Cuidar da Minha Saúde”. Descrição e procedimentos: Criado e implementado um programa formativo: “Promover a Saúde” para os idosos, sendo formadores entre outros professores e estudantes de enfermagem, farmacêutica, nutricionista. Usou-se metodologia interativa, práticas exemplificativas e produziram-se panfletos. As consultas de enfermagem tiveram por base os princípios norteadores e foram realizadas pelos professores e estudantes. Resultados: Nas 16 sessões de educação assistiram, em média 14 idosos por sessão, que participaram ativamente e consideraram importantes os novos conhecimentos, a interação e o convívio. 204 Nas consultas realçou-se a avaliação do autocuidado e a gestão do regime terapêutico. Conclusão Realça-se a adequação das estratégias formativas utilizadas. As consultas foram espaços de educação em aspetos particulares e de interação, vertente valorizada pelos utentes. Assim, aposta-se na continuidade do Projeto. Palavras – chave: Envelhecimento ativo; Educação para a saúde; Consulta de enfermagem. Referências Bibliográficas Almeida, P., Batinas, M. e Leão, R. (2011). Reflexão sobre o envelhecimento ativo como estratégia de promoção da saúde. Revista de enfermagem UFPE online. 5(spe): 543-548. Acedido em 25 de Junho de 2014 em: www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php /revista/article/download/1782/181; Assis, M. (2009). Envelhecimento ativo e promoção da saúde: reflexão para as ações educativas com idosos. Acedido em 25 de Junho de 2014 em: http://www.ufjf.br/nates /files/2009/12/Envelhecimento.pdf; WHO (2002). Active aging. A policy framework. Geneva: DHP.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13816
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

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