Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13326

Title: A participação dos professores na formação contínua: o caso das escolas básicas integradas do Alentejo
Authors: Esparteiro, Bárbara da Conceição Rala
Advisors: Figueira, Eduardo
Keywords: Educação
Formação de professores
Escolas básicas
Alentejo (Portugal)
Issue Date: Mar-1999
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A mudança constitui um fenómeno incondicional que alterou papéis sociais, imprimiu celeridade nos saberes e estimula, diariamente, os indivíduos a participar em novos desafios e (re)encontrar novos valores em cada situação. Estes apanágios do fenómeno assumem-se hoje como dados inquestionáveis em qualquer sistema e, incondicionalmente, no Sistema Educativo em geral e no Sub-sistema do Ensino Básico, em particular, entram na ordem do dia de políticos e da sociedade em geral. Inserido nesta problemática, encontra-se o tema do presente estudo, mais concretamente, a questão da participação dos professores na formação contínua. A motivação para esta temática nasceu do conhecimento empírico que se tem dos docentes do ensino básico, da vontade em aprofundar alguns desses conhecimentos e da pertinência actual que o estudo revela. A pesquisa aponta como objectivo geral o conhecimento dos factores que influenciam a participação dos professores, do Ensino Básico, em acções de formação contínua. O estudo foi sustentado pelo quadro conceptual que estrutura o paradigma das Escolas Básicas Integradas (E.B.I.'s) e desenvolveu-se no âmbito do espaço geográfico do Alentejo (distritos de Beja, Évora e Portalegre). Abrangeu as dezoito escolas existentes, atendendo-se ao facto destas escolas integrarem no seu território educativo os três ciclos (1°, 2°e 3°) do Ensino Básico e a sua filosofia privilegiar, como uma das valências sustentáveis do modelo, a problemática da formação ao longo da vida (Pires, 1994). O quadro conceptual definiu-se em função dos conceitos formação e participação, marcos teóricos orientadores da filosofia e paradigma das Escolas Básicas Integradas. O modelo de análise teve como referência teórica o modelo de participação social ISSTAL (Interdisciplinary, Sequential, Specificity, Time Allocation, Lifespan) desenvolvido por Smith e Macauly (1980) que serviu para explicar as diferentes formas de participação. O modelo foi adaptado por Cookson (1980) ao fenómeno da participação de adultos na formação contínua. No presente estudo, optou-se pelo Cross Sectional Survey, por se pretender conhecer um conjunto de indicadores das unidades em análise, num dado momento. O instrumento de recolha de informação, inquérito por questionário (anexo 1) foi elaborado com base no modelo ISSTAL e em instrumentos análogos, utilizados em estudos similares (Figueira,1995), circunscrevendo-se a estratégia de estudo ao nível da abordagem quantitativa. Atendendo ás características do estudo, cujo interesse se situa num quadro analítico exploratório, o tratamento estatístico dos resultados centrou-se essencialmente numa abordagem quantitativa em que se elegeram a Análise Factorial por Componentes Principais e a Regressão Múltipla, como as estratégias de análise de dados mais adequadas. Em termos operacionais procurou-se ajustar as estratégias aos objectivos da investigação. Os resultados obtidos, relativamente aos factores Personalidade e Atitudes, não se mostraram determinantes da participação ou não–participação dos professores, em acções de formação contínua. O factor Aspectos Situacionais revelou uma maior importância, constituindo-se como legítimo obstáculo á participação. Quanto aos Aspectos Situacionais, salienta-se ainda o facto de estes indicadores integrarem as variáveis consideradas determinantes para a participação do professorado, na formação. Por isso, se recomendaram um conjunto de medidas onde os aspectos englobados na variável Aspectos Situacionais deverão ser equacionados, pela sua forte influência na participação dos docentes. Nesta perspectiva, o presente estudo pretendeu, genericamente, veicular um conjunto de premissas que facultassem a reflexão de aspectos fundamentais da participação dos professores e os resultados obtidos visaram irromper o debate, quer por parte dos sujeitos que directamente frequentassem as acções, quer por parte das entidades responsáveis pelo incremento de programas de formação de professores. ### Abstract - Change is a phenomenon that has definitely altered social roles, speeded up knowledge's and it daily, urges individuals to participate in new challenges and to (re) discover new values in every situation. Nowadays, these attributes of the phenomenon present themselves as indisputable data in any system and, unconditionally, in the Educational System in general and in the sub-system of Compulsory Schools in particular. They play an important role in the life of politicians and in that of the whole society. Involved in this problem is the subject of this essay, namely the question of the participation of teachers in the continual training. The motivation for this subject derived from the empirical knowledge one has of compulsory school teachers, from the will to improve such knowledge as well as from nowadays' relevance of this essay. investigation points out to the knowledge of the factors that influence the participation of Compulsory Schoolteachers in continual training programs as its general goal. This essay was supported by the conceptual framework which structures the pattern of Integrated Compulsory Schools (E.B.I.'s1) and it developed itself in the area of Alentejo (in the districts of Beja, Évora and Portalegre). It includes the eighteen existing schools, paying attention to the fact that these schools include, in its educational area, the three stages of the Compulsory School (1st stage –1st to 4th grades; 2nd stage – 5th and 6th grades; and 3rd stage – 7th to 9th grades). Besides, its philosophy favours the issue of training throughout one's life as one of the sustainable values of the model (Pires, 1994). The conceptual framework has defined itself as a function of the concepts of training and involvement, theoretical references which guide the philosophy and the paradigm of the Integrated Compulsory Schools. The model of analysis had, as its theoretical reference, the model of social involvement ISSTAL (Interdisciplinary, Sequential, Specificity, Time-Allocation, Lifespan) developed by Smith and Macauly (1980), which was used to explain the different forms of involvement. The model was adapted by Cookson (1980) to the phenomenon of the involvement of adults in continual training. In this essay, the Cross Sectional Survey was chosen, since our aim was to become familiar with a set of indicators of the studied units, at a certain time. The tool for collecting information, inquiry through questionnaire (annex 1), was based in the ISSTAL model and in similar essays (Figueira, 1995), limiting the study strategy to the quantitative approach. Bearing in mind the characteristics of the essay, whose importance lies in an exploratory analytical framework, the statistical handling of the results was mostly centred in a quantitative approach. The Factor Analysis of the Main Components and the Multiple Regression were chosen as the most suitable strategies for the data analysis. In operational terms, one has tried to adjust the strategies to the aims of the investigation. The results obtained showed that the factors of Personality and Attitudes weren't relevant for the involvement or to the non-involvement of teachers in continual training programs. The Situational Aspects factor appeared to be more important, being a legitimate obstacle to the involvement. As to the Situational Aspects, it should also be pointed out that these indicators are part of the variables that were seen as fundamental for the involvement of teachers in training. Thus, a set of measures were suggested where the aspects involved in the variable Situational Aspects should be equated, due to the strong importance they play in the teachers' involvement. From this point of view, this essay aimed, in general terms, at putting forward a number of premises that would allow for a reflection over the fundamental aspects of the involvement of teachers. The results arrived at aimed at starting the debate, both on the part of those who were directly involved in the training programs and on the part of the people in charge of increasing the number of training programs for teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13326
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bárbara da Conceição Rala Esparteira - Tese de Mestrado - 95 967.pdf34.24 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois