Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13162

Title: Os Efeitos da Distância à Residência Familiar na Procura e no Desempenho Académico dos Estudantes do Ensino Superior
Authors: Vieira, Carlos
Vieira, Isabel
Raposo, Luís
Editors: Rego, Conceição
Dentinho, Tomás
Keywords: desempenho académico
ensino superior
distância
estudantes
procura de ensino superior
rede de ensino superior
Issue Date: 2014
Publisher: APDR
Citation: VIEIRA, C., VIEIRA, I. e RAPOSO, L. (2014) Os Efeitos da Distância à Residência Familiar na Procura e no Desempenho Académico dos Estudantes do Ensino Superior, in C. Rego and T. Dentinho (eds.), 20th APDR Conference Proceedings, Renaissance of the Regions of Southern Europe, Évora, pp. 331-341, ISBN: 978-989-8780-01-0.
Abstract: Neste estudo analisamos o efeito da distância entre as instituições de ensino superior e o local de residência dos estudantes, potenciais e efectivos, e as suas consequências para a organização espacial da rede de ensino superior. Primeiro, com base em dados demográficos actualizados pelo último censo, e em dados provenientes das duas edições mais recentes do concurso nacional de acesso ao ensino superior, começamos por observar uma relação directa positiva entre a localização das instituições de ensino superior público e a percentagem de jovens que em cada distrito pretendem ingressar no ensino superior. Depois, utilizando uma amostra alargada de licenciados pela Universidade de Évora, verificamos que a distância à residência do agregado familiar afecta negativamente o desempenho académico médio dos alunos, tanto ao nível da sua classificação final de curso, como do número de anos despendidos para concluir a licenciatura. Estas conclusões são relevantes para a organização interna das instituições, mas sobretudo para o desenho regional da rede de ensino superior em Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13162
ISBN: 978-989-8780-01-0
Type: article
Appears in Collections:ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2014_Proceedings_20_congresso_APDR_ARTIGO.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois