Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12973

Title: A (re) capacitação social como instumento para um envelhecimento bem-sucedido
Authors: Leandro, Daniela Indago
Advisors: Sebastião, Luís Miguel dos Santos
Keywords: Ação educativa/pedagógica
Capacitação social
Habilidades sociais
Competências da terceira dimensão
Educational/Pedagogical action
Social training
Social skills
Competences of the third dimension
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação encontra-se inserida no domínio científico das Ciências da Educação e tentou dar respostas a algumas questões pertinentes à problemática do idoso, no propósito da promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Acrescentámos, ainda, algumas das preocupações resultantes da nossa prática pedagógica e a necessidade de ajudar a pessoa idosa para que permaneça ativa e independente, com uma boa qualidade de vida, através de uma ação educativa/pedagógica, reflexiva e crítica. O trabalho empírico decorreu na Universidade Sénior de Évora e na Universidade Sénior de Reguengos de Monsaraz onde desenvolvemos um programa de intervenção junto aos idosos, durante um ano letivo, na perspetiva de ajudá-los a capacitarem-se socialmente, através do treino de habilidades sociais e da aquisição e treino de competências da terceira dimensão. Tal treino teve por objetivo direcionar a pessoa para uma ressignificação cognitiva das suas experiências, transformando-as num novo significado para a vida atual e futura, a medida que envelhecem. Trata-se de uma investigação-ação e um estudo do tipo quase-experimental, inserido numa metodologia qualitativa, de natureza interpretativa. Para a exequibilidade do projeto, organizámos um modelo inovador de uma ação educativa/pedagógica relacionada com um programa de intervenção e que implicou técnicas dinâmicas, com características multifacetadas, como a técnica do espelhamento e o reconto de textos literários como suporte à técnica. O nosso estudo permitiu verificar que a nossa ação educativa/pedagógica foi capaz de proporcionar melhorias significativas àqueles que connosco colaboraram, no sentido de que o treino de habilidades sociais e de competências da terceira dimensão é possível em qualquer pessoa e em qualquer idade. Além disso, foi possível levar os idosos a desenvolverem e adquirirem a capacidade do pensamento crítico para transcender, (re) capacitando-os socialmente. Através do treino, do desenvolvimento e da ativação destas habilidades e competências, foi notória a possibilidade do idoso conhecer-se melhor a si próprio, ao outro e ao mundo que o rodeia. Este projeto trouxe-lhes, também, benefícios ao nível dos relacionamentos interpessoais e das suas competências intrapessoais consequentemente proporcionando-lhes o seu bem-estar e uma boa qualidade de vida enquanto envelhecem; ABSTRACT: "The social (re) empowerment as a tool for successful aging." This present research is embedded within the scientific domain of Educational Sciences and has tried to provide answers to some relevant questions to the problems of the elderly, in order to enable an active and healthy aging. We have also added some of the concerns resulting from our pedagogical practice and the need to help the elderly remain active and independent, with a good quality of life through an educational / pedagogical, critical and reflective action. The empirical work took place at the Universidade Sénior de Évora and the Universidade Sénior de Reguengos de Monsaraz where we developed an intervention program with the elderly during an academic year, with the prospect of helping them empower themselves socially through social skills training and acquire abilities of the third dimension practice. This training aimed to direct the person to a cognitive ressignification of their experiences, turning them into a new meaning for the current and future life, as they age. It is a research-action and a study of a quasi-experiment type inserted in a qualitative methodology with an interpretive nature. For the feasibility of the project, we organized an innovative model of educational/pedagogical action related to an intervention program and involving dynamic techniques, with multi-faceted characteristics, such as the technique of mirroring and re-telling literary texts as a technical support. Our study has shown that our educational/pedagogical approach was able to provide significant improvements to those who collaborated with us in the sense that the social ability and skills of the third dimension training is possible for anyone at any age. Moreover, it was possible to lead the elderly to develop and acquire the ability to transcend the critical thinking, (re)empowering them socially. Through training, development and activation of these abilities and skills, the possibility for the elderly to know themselves better was notorious, to them, to others and the world around them. This project also helped them grow in terms of interpersonal relationships and intrapersonal skills thus improving their wellbeing and quality of life along with aging.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12973
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open
Capa_C._Sociais_e_Humanas.docx4.5 MBMicrosoft Word XMLView/Open
ANEXOS.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
(índice).pdf50.31 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois