Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12927

Title: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÓNIO PAISAGÍSTICO EM CIDADES LUSO-BRASILEIRAS: uma proposta de valorização de áreas produtivas
Authors: Oliveira, Marcelo
Freire, Maria
Keywords: património paisagístico
espaços abertos
áreas produtivas
Issue Date: Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Citation: Oliveira, M. & Freire, M. (2014). A importância do patrimônio paisagístico em cidades luso-brasileiras: uma proposta de valorização de áreas produtivas. In Anais do III Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto. Universidade Federal de Minas Gerais (CD-Rom), 15 -17 de setembro 2014, Belo Horizonte, Brasil, (pp 1-18).
Abstract: O objetivo deste artigo é a valorização global dos espaços abertos em cidades antigas e/ou núcleos classificados, particularmente, daqueles cujas componentes produtivas e recreativas se encontram associadas ao domínio privado. Evidenciamos, no conteúdo do texto apresentado, os seguintes aspectos: o conceito de jardim na ótica da cultura lusíada, os tipos de parcelas produtivas na malha urbana e a importância da agricultura de subsistência nas cidades, como parte da identidade cultural e simbólica existente nesses lugares. No mencionado contexto, ficam ressaltadas as tipologias de hortas, pomares e/ou jardins utilitários e/ou de ócio, espaços onde ocorre a integração simultânea de funções socioeconómicas, ambientais e recreativas. Toda essa abordagem está assentada numa visão holística da paisagem, essencial ao planeamento, o que é importante para evitar a degradação de complexos arquitetónicos e paisagísticos e proteger os vários sistemas que lhes são basilares, como o de circulação da água, de produção, de recreio, de suporte da biodiversidade, dentre outros.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12927
Type: article
Appears in Collections:PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CD_107.pdf593.32 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois