Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12807

Title: Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo no horizonte 2020 – que cenários e estratégias?
Authors: Santos, Gisela
Santos, Marcos Olímpio
Baltazar, Maria da Saudade
Editors: APS, Associação Portuguesa de Sociologia
Keywords: Desenvolvimento regional
Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo
Transferência de conhecimento e tecnologia
Prospetiva estratégica
Cenários
Issue Date: 2014
Publisher: APS / Associação Portuguesa de Sociologia
Citation: Santos, Gisela; Santos, Marcos & Baltazar, M. da Saudade. (2014) Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo no horizonte 2020 – que cenários e estratégias?, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia,14 a 16 de Abril, 2014, Évora, pp13
Abstract: A relação entre a democracia e o desenvolvimento parece clara se se considerar o elemento comum: as pessoas. Por um lado, a democracia é um regime de governo que implica que se dê importância a todos os atores do sistema, às suas opiniões e considerações e que o poder das decisões está nas mãos dos cidadãos (através de representantes), por outro lado o desenvolvimento apresenta-se como um processo integrado, virado para as pessoas, para as suas necessidades e para o local onde vivem. Para que o desenvolvimento de uma região se verifique é necessário que esta se mostre apta a responder a questões como a concorrência e competitividade. Vive-se agora na sociedade do conhecimento, onde este, a ciência e a tecnologia ganham primazia como facilitadores do desenvolvimento regional. Os parques de ciência e tecnologia têm como objetivo aumentar o valor da comunidade onde se inserem e estimular o fluxo de conhecimento entre universidades, instituições de ciência e tecnologia, empresas e mercados. Surge assim a importância do modelo tripla-hélice de Etzkowitz e Leydesdorff onde o conhecimento se assume como produzido em contexto de aplicação prática e através da ligação entre Estado, empresas e universidades. Pretende estudar-se o contributo do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA) para o desenvolvimento da região Alentejo e apresentar um conjunto de cenários futuros possíveis para o mesmo no horizonte temporal de 2020, considerando os fundamentos da prospetiva segundo Michel Godet.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12807
ISBN: 978-989-97981-2-0
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
GS Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo no horizonte 2020-que cenários e estratégias.pdf546.37 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois