Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12549

Title: A escola enquanto observatório de diagnóstico de necessidades educativas dos alunos e formativas dos professores - a carta de sinais e a organização estratégica da intervenção dos professores em contexto sala de aula
Authors: Almeida, Graça Maria Caio Minhós Concha de
Advisors: Barbosa, Luís Marques
Keywords: Escola sensível e transformacionista
Técnica da pedagogia de ajuda
Técnica do espelhamento
Carta de sinais
Carta estratégica
Caracterização
Investigação acção/formação
Reconfiguração educativa
Análise dos contextos educativos
Sensitive and transformationist school
Teaching aid technique
Mirror technique
Letter of signals
Strategic letter
Characterization
Research action/training
Educational reconfiguration
Analysis of educational contexts
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo está incorporado nas linhas epistemológicas das Ciências da Educação, inscrito no domínio da Análise da Acção Educativa e na especialidade da Análise dos Contextos Educativos. Resulta da necessidade de dar continuidade ao estudo já iniciado em sede de mestrado e, por isso, de continuar a reflectir para obter uma compreensão mais esclarecedora sobre a problemática do ensino e da aprendizagem em contexto sala de aula, bem como das preocupações em ligar o ensino e a educação a uma perspectiva do desenvolvimento humano. Numa primeira fase da investigação utilizámos uma metodologia qualitativa de carácter interpretativo, configurada num estudo de caso; e numa segunda fase da investigação utilizámos a linha de Investigação-Acção/formação, preconizada por Barbosa, que radica os seus fundamentos na ideia de que as escolas devem ser montadas como observatórios de necessidades educativas e formativos e geridas numa perspectiva de as tornar mais eficazes e humanizadas. Arquitectámos a investigação recorrendo a uma processologia própria de acordo com os princípios da Escola Sensível e Transformacionista de Barbosa. Pelo que iniciámos a processologia metodológica com um momento a que designámos caracterização, cujo principal propósito foi o de conhecer e compreender o contexto onde pretendíamos agir. Foi durante esta fase da investigação que construímos um instrumento fulcral da investigação ao qual denominámos Carta de Sinais. Socorremo-nos das Técnicas do Espelhamento e da Pedagogia de Ajuda junto dos professores, sensibilizando-os para a reconfiguração das práticas educativas e pedagógicas inscritas num instrumento, também de grande importância para a investigação, ao qual designámos Carta Estratégica de Intervenção. Este estudo pretende contribuir com algo inovador no quadro das Ciências da Educação, perspectivando-se uma melhoria das aprendizagens dos alunos e das práticas dos professores. Assim, promovemos uma formação dos professores orientada para a prática da realização de diagnósticos e de prognósticos que lhes permita fazer intervenções continuadas ao nível das actividades e estratégias desenvolvidas na sala de aula, de forma a responder às necessidades educativas dos alunos, mas também às respectivas necessidades de autoformação. Acreditamos que a formação, tal como refere Paulo Freire (citado em Alarcão 1996, p.187), é um fazer permanente que se refaz constantemente numa acção.; ABSTRACT: This study is consolidated within the epistemological lines of Science Education, engraved in the field of the Analysis of Educational Action and in the expertise of the Analysis of Educational Context. It arose from the need to proceed with the previous initiated study in form of a master’s degree, and therefore to continue to ponder and reflect in order to obtain a more enlightened understanding regarding the problems of teaching and learning within the classroom context, as well as the concerns about connecting teaching and education to a perspective of human development. Initially in the research we have used a qualitative methodology of interpretative nature, configured in a case study; and on a second phase of the research we have used the line of Research-Action/ Training, proclaimed by Barbosa (Portuguese author and college professor), who has rooted his groundwork in the idea that at the school facilities, observatories for educational needs should be built, managed with the hopes of rendering them more effective and humanized. The research has been planned by resorting to a particular processology, according to the principles of Barbosa’s literary essay “Escola Sensível e Transformacionista”. So we have introduced the methodological processology with a circumstance we have designated” caracterização” (characterization), whose main purpose was to know and perceive the context where we were seeking to act. It was during that stage of the research that we constructed a key tool of the research which we have named “Carta de Sinais”(Letter of Signals). We have availed ourselves of the Mirror Techniques and Teaching Aid associated with the teachers, raising their awareness to the reconfiguration of the educational and pedagogical practices registered in a tool, also of great importance to the research, which we’ve designated as “Carta Estratégica de Intervenção” (Strategic Letter of Intervention). This study seeks to contribute with something innovative to the field of Science Education, hoping for an improvement to the students learning and the teachers practices. Thus, we foment teacher training guided towards the practice of performing diagnostics and prognostics that will enable them to make continued interventions regarding the activities and strategies developed in the classroom in order to respond to the students educational needs, but also to their respective needs of self-training. We believe that training, just like is mentioned by Paulo Freire (quoted by Alarcão in 1996, page 187), it is “a permanent doing that redoes itself constantly in an action.”
URI: http://hdl.handle.net/10174/12549
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Volume 3.pdf5.85 MBAdobe PDFView/Open
Volume 1 e 2.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open
Índice.pdf159.23 kBAdobe PDFView/Open
Agradecimentos.pdf139.54 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois