|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12276
|
Title: | Da necessidade e urgência do ensino da filosofia no mundo actual |
Authors: | Gualdino, Ana Paula Calado |
Advisors: | Santos, Ricardo |
Keywords: | Prática de ensino supervisionada Filosofia Ensino Initial teaching Philosophy Teaching |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho incide, numa primeira parte, na descrição e
análise da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada na Escola Secundária
Severim de Faria ao longo do ano lectivo de 2010/2011, sendo que, a partir da
experiência do ensinar se pretendeu construir uma reflexão crítica sobre o ensino da
Filosofia no décimo primeiro ano. Já, numa segunda parte, esta reflexão adquire uma
nova componente científica, onde se pretende contribuir para o diálogo, sempre
necessário, do enquadramento da Filosofia na sociedade actual. Noutros termos, face ao
crescente desprestígio, como podemos nós, aspirantes a professores de Filosofia,
contribuir para o revitalizar da Filosofia quer como disciplina fulcral do ensino
secundário quer como atitude questionadora e reflexiva de referência na conduta da vida
humana; ### Abstract: The present work intends, in the first part, a description and analysis
of the Prática de Ensino Supervisionada (PES) which took place in Severim de Faria
Secondary School throughout the school year of 2010/2011. From the experience of
teaching it aims to construct a critical reflection on the education of Philosophy in the
eleventh year. In the second part, this reflection acquires a new scientific component,
where it means to contribute for the dialogue, always necessary, of framing Philosophy
in the current society. In other terms, face to the increasing discredit, how could we,
aspirants to teachers of Philosophy, contribute to revitalize Philosophy as a key
discipline of secondary education and as a interrogative and reflexive attitude of
reference in the course of human life. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12276 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|