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http://hdl.handle.net/10174/12271
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Title: | Supervisão em coaching: o desenvolvimento profissional de especialistas de coaching |
Authors: | Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de |
Advisors: | Santos, Nuno Rebelo dos |
Keywords: | Coaching Supervisão e supervisão em coaching Coaching Supervision and coaching supervision |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A prática do coaching tornou-se uma profissão emergente e a supervisão em coaching tornou-se uma prática reflexiva desta profissão. Este trabalho de investigação tem como objetivo descrever e caracterizar a supervisão enquanto processo de desenvolvimento de especialistas de coaching nas perspetivas do supervisando e do supervisor. Numa primeira parte apresentamos o enquadramento teórico, (conceitos, processos de desenvolvimento profissional, diferentes perspetivas de supervisão em coaching). Na segunda parte descrevemos o estudo empírico, no qual utilizámos um modelo de análise qualitativa de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Realizámos 13 entrevistas (5 supervisores e 8 supervisandos) as quais foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e analisadas (NVIVO8). Os resultados demonstram que a supervisão como uma prática reflexiva, conduz ao desenvolvimento, considera as necessidades do supervisando e reverte-se em ganhos significativos também para os supervisores. A supervisão em coaching evidenciou ter uma identidade própria embora partilhe com outras práticas de supervisão elementos comuns; ABSTRACT:
SUPERVISION IN COACHING: PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF SPECIALISTS IN COACHING
The practice of coaching has become an emerging profession and the supervision in coaching has become a reflexive practice of this profession. This research has the aim of describing and characterizing supervision whilst process of development of specialists in coaching in the perspective of the supervisor and supervisee. In a first approach we present the theoretical structure, (concepts, processes of professional development, different perspectives of supervision in coaching). In the second we describe the empirical study, in which we used a model of qualitative analysis of context of semistructured interviews. We performed 13 interviews (5 of which to supervisors and 8 to supervise) which were recorded in audio and later transcribed and analyzed (NVIVO8). The results demonstrate supervision as a reflexive practice which leads to development, considers the needs of the supervised and reverts into significant gain for the supervisors as well. The supervision in coaching has proved to have a proper identity although shared with other practices of common element supervision. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12271 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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