Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12219

Title: A educação ambiental nos programas do 2º ciclo do Ensino Básico antes e após a Reforma: estudo comparativo
Authors: Ilhéu, Antónia Maria Neves Conchinha Ramalho
Advisors: Nazareth, Joaquim Manuel
Keywords: Educação ambiental
Ecologia humana
Sistema educativo português
Issue Date: 1994
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Introdução - Neste fim de século o homem debate-se com problemas complexos resultantes das suas múltiplas actividades e do uso que tem feito dos muitíssimos recursos que a Natureza lhe tem oferecido. Na ânsia de tudo querer, o homem tem provocado agressões de todo o tipo á Natureza, cujas consequências são visíveis por todo o lado; outras, embora ainda não visíveis, são já previsíveis os seus efeitos e, outras estão, ainda, fora do alcance das previsões do homem. É neste contexto que se torna cada vez mais evidente que só um conhecimento rigoroso "(...) das solidariedades profundas que ligam o homem ao seu meio" (Pelt, 1991: 27), uma grande vontade de modificar atitudes e comportamentos e de promover valores como o respeito e a solidariedade, poderão evitar que se caminhe para a destruição da Terra, esta "(... ) nave espacial, que apenas pode contar com os recursos que ela própria transporta (...}" (Pelt, 1991 :63). A Ecologia Humana, pela visão sistémica que tem das inter-relações do homem com o meio e pelo carácter interdisciplinar que lhe está subjacente, desempenha um papel importante nesta árdua tarefa de adaptação do homem á sociedade que ele próprio criou e que tem que ser feita em perfeita articulação com a Natureza, se quiser que a espécie humana sobreviva porque "Tudo o que acontece à terra acontecerá aos filhos da terra. o homem não teceu a rede da vida, ele é só um dos seus fios. Aquilo que ele fizer à rede da vida ele o faz a si próprio." (Carta do Chefe Seatle, in Roberto, 1978). Caminhar neste sentido só é possível se, cada vez mais, os cidadãos de todo o mundo tiverem acesso a uma educação que seja promotora de uma sólida consciência ecológica que, desde muito cedo, nomeadamente desde o início da escolaridade e ao longo de toda a sua vida (educação permanente), os torne conscientes e reocupados com o ambiente, ao mesmo tempo que lhes fornece conhecimentos e desenvolve aptidões que lhes permitam resolver problemas actuais e prevenir problemas futuros. Este é o caminho que a Educação Ambiental pretende trilhar e é neste âmbito que surge o estudo que se apresenta. Na medida em que a Educação Ambiental não é um conteúdo programático nem uma disciplina escolar, os seus ensinamentos devem ser transversais a todas as disciplinas de qualquer currículo, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis, conscientes das suas relações de interdependência com o meio e preocupados com o futuro das gerações vindouras. Por outro lado, a consciencialização ecológica tem vindo a ganhar terreno no mundo actual deixando de ser um atributo de alguns para passar a ser um atributo de muitos. Por fim, vive-se no momento presente em Portugal, uma fase de implementação da Reforma do Sistema Educativo, nomeadamente da Reforma Curricular, donde resultam, em princípio, alterações qualitativas nos programas que traduzem, em nosso entender, as novas realidades e preocupações sociais. Nesta fase, a maioria dos alunos que se encontra actualmente na Escola iniciou a sua escolaridade antes da Reforma Curricular mas vai terminá-la tendo experimentado os novos programas. Deste modo, constitui-se como objecto do nosso estudo a análise, em matéria de Educação Ambiental, dos programas do 2° Ciclo do Ensino Básico antes e após a Reforma do Sistema Educativo com o objectivo de comparar a abordagem da Educação Ambiental nos programas anteriores à Reforma e nos programas actuais e verificar em que sentido se processou a evolução no caso desta ter acontecido.Subjacente a estes objectivos estava a ideia de que o Sistema Educativo deve, por um lado, socializar o indivíduo para a vivência em sociedade, isto é, para uma sociedade concreta e, por outro, que deve traduzir, através dos programas das disciplinas, as preocupações sociais da actualidade. Atendendo ao desenvolvimento da consciência ecológica, na sociedade em geral e nos princípios enunciados, assentámos a nossa hipótese geral na ideia de que os programas actuais darão à Educação Ambiental uma perspectiva diferente em quantidade e qualidade quando comparados com os programas anteriores a Reforma, embora se reconheça a existência de algumas disciplinas (Estados Sociais, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza, Educação Visual e Tecnológica, Desenvolvimento Pessoal e Social) mais vocacionadas para o desenvolvimento da Educação Ambiental.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12219
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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