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http://hdl.handle.net/10174/12176
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Title: | Ambiente e educação: a formação de professores face à questão ambiental (estudo exploratório) |
Authors: | Carreiro, Aurora dos Anjos Avelino |
Advisors: | Carvalho, Eduardo Cruz de Nazareth, Joaquim Manuel |
Keywords: | Formação de professores Ambiente e educação |
Issue Date: | 1990 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Introdução - A questão ambiental, pela sua actualidade, foi um convite à reflexão. Movidos pela "nova atitude de espírito" que caracteriza a Ecologia Humana e atendendo não só à nossa formação de base em Psicologia, como ao facto de desenvolvermos a nossa actividade docente no âmbito da formação inicial de professores, surgiu u presente trabalho que se constituiu como dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ecologia Humana na Universidade de Évora, a que me candidato. Ao interrogármo-nos com Almerindo Lessa (pág.13, 1984) "encaminha-se a Humanidade para um suicídio colectivo ou prepara a sua apoteose?", não encontramos resposta, mas porque acreditamos no papel decisivo da educação interdisciplinar para a mudança que todos desejamos, partimos à procura de novos pontos de vista, novas variáveis e novos níveis de explicação, pois é imperioso controlá-la no ritmo e no sentido. Assim, na I parte - AMBIENTE E EDUCAÇÃO, começámos por uma abordagem das interacções H <-> A à procura do como e onde o homem as desequili-brou ao ponto de tornar o Ambiente um poluidor semântico. A mudança que todos desejamos no sentido de uma vida com qualidade, passa por ser uma progressiva consciencialização da problemática ambiental a todos os níveis - urgem soluções, nas quais a vontade política é decisiva. Das medidas tomadas pela C.E.E. às estratégias mundiais para o desen-volvimento e conservação, a Educação surge com o objectivo de manter. a população informada, consciente e motivada para a solução e preven-ção dos problemas ambientais, e os meios de ensino face à necessidade do Homem adoptar um novo comportamento ético. Sendo a Psicologia por definição a ciência do comportamento, procurámos o seu contributo neste contexto. A educação relativa ao ambiente ao surgir como necessidade, levou-nos a uma análise mais aprofundada sobretudo ao nível formal e da realidade portuguesa, no seio da qual emergiu o Projecto da Escola Cultural como um novo modelo de Escola.tornando-se imperativo melhorar os métodos |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12176 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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