|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12068
|
Title: | Concepções de crianças e jovens sobre amizade, amor e paixão em função de diferentes níveis etários |
Authors: | Duarte, Inês Oliveira |
Advisors: | Chaleta, Maria Elisa |
Keywords: | Emoções Sentimentos Amizade Amor Paixão Níveis etários Emotions Feelings Friendship Love Passion Age group |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O estudo das emoções e o seu papel no desenvolvimento cognitivo, emocional
e social, tem suscitado, desde há muito tempo, o interesse de vários investigadores.
Tal interesse permitiu que, actualmente, seja consensualmente reconhecido o carácter
adaptativo das emoções e o papel central que desempenham no funcionamento
humano (Melo, 2005). O conhecimento das emoções vai sendo adquirido ao longo do
desenvolvimento, permitindo que o ser humano interprete e explique estados
emocionais, para que possa desenvolver relações positivas com os outros (Flavell,
Miller & Miller, 1999).
O presente estudo tem como objectivo identificar as concepções de crianças e
jovens sobre amizade, amor e paixão em função de diferentes níveis etários. Para a
realização do mesmo recorreu-se a uma amostra constituída por 40 sujeitos com 5,
10, 15 e 20 anos.
Os dados foram recolhidos através de entrevistas e analisados através da
análise temática e categorial. Os resultados demonstram que as concepções dos
conceitos estudados se vão modificando ao longo do desenvolvimento; ### Abstract:
“Conceptions of children and young people about friendship, love and passion in
function of different age groups”
The study of emotions and his role on the cognitive, emotional and social
development has long started to interest researchers. Such interest allowed that,
nowadays, by general consent, is recognized the adaptative character of emotions and
his central role on the human development (Melo, 2005). The knowledge about
emotions will be acquired along development, allowing that the human being interpret
and explain emotional states, to develop positive relations.
The aim of the present study is identify the conceptions of children and young
people about friendship, love and passion in function of the age group. The sample
included 40 subjects aged 5, 10, 15 and 20 years old.
The data was gathered using an open questionnaire and examined through
categorical and thematic analysis. The results showed that the conceptions of the study
concepts will change along development. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12068 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|