|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11967
|
Title: | Estudo de um modelo de educação moral através da expressão dramática |
Authors: | Sousa, Alberto Barros de |
Advisors: | Valente, Lucília Mourão, José Augusto |
Keywords: | Educação moral Expressão dramática Características da vida mental Consciência desenvolvimento mental Psicologia do desenvolvimento |
Issue Date: | 1998 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As investigações no campo da educação moral têm verificado que alguns modelos de educação moral proporcionam um desenvolvimento moral a nível cognitivo, mas não se tem investigado se esse desenvolvimento se traduz em modificações sensíveis a nível das actuações morais.
Na realidade, aprender regras morais e raciocinar sobre elas não significa necessariamente que se passe a ter atitudes e acções morais em conformidade. Se, porém, a intervenção educacional adoptar métodos mais efectivos, directamente baseados na experiência, para que a criança interiorize uma "consciência moral" a um nível afectivo-emocional, poderá suceder que esta estratégia a leve a actuar moralmente, de modo natural.
A expressão dramática apresenta-se como uma actuação pedagógica baseada na acção representativa, na criatividade e no envolvimento emocional. O presente estudo propõe-se desenvolver e aplicar uma metodologia de educação moral baseada na expressão dramática, através das quais se desenvolvam situações que levem a criança a identificar, compreender e articular os seus sentimentos morais.
Esta metodologia, cujo autor intitulou de Educação Moral Através da Expressão Dramática, baseia-se nas técnicas educacionais de improvisação dramática, jogo de papeis, "brainstorming" e discussão em grupo. Um grupo de 53 professores foram voluntários na implementação desta metodologia, aplicando-o, durante um ano lectivo, aos seus alunos (uma amostra de 848 alunos). - Abstract/ Research finto moral development has produced a number of moral education models. However, nove of these has yet proved particularly effective in modifying moral actions in young children.
The fact that a child learns moral roles does not necessarly mear that he or she adopts moral actions. Educational intervention must therefore adopt more effective methods based upon direct experiente if children are to interiorize concepts and apply them at an affective emotional levei.
Dramatic expression, is a language of feelings. The present study proposes to develop and apply a moral education methodology based on children's imagination and. creative activity, through which they would be able to identify, comprehend and articulate their feelings.
This methodology, which the author has entitled. Moral Education Through Dramatic Expression, is based upon dramatic improvisation, role play, brainstorming and group discussion.
A sample of 53 volunteer teachers used this methodology over a one year period, using it as part of their teaching programme with their own pupils (n = 848). The pupils consisted of two age groups, 6-7 years old and 8-10 years old. The dramatic improvisation and role play aspects of the methodology were used with the former group, as the brainstorming, role play and group discussion aspects with the latter. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11967 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|