|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11953
|
Title: | Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva |
Authors: | Rodrigues, Ana Paula Vieira |
Advisors: | Favinha, Marília Evangelina Sota |
Keywords: | Indisciplina Conflito Mediação Projeto de mediação escolar Dispositivos de mediação na escola Indiscipline Conflict Mediation School mediation project Mediation devices in school |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Mediação em contexto escolar – para uma gestão positiva dos conflitos - Implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva RESUMO: O estudo apresentado teve como objetivo compreender e refletir sobre o funcionamento de dispositivos de mediação escolar com enfoque na implementação de um projeto destes numa escola básica. Recorreu-se a metodologia de investigação essencialmente exploratória, numa abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de recolha de dados, optou-se pelo inquérito por questionário e por entrevista semi-diretiva. Tendo em conta os resultados obtidos com esta investigação podemos afirmar que existe, de facto, a necessidade da introdução deste tipo de dispositivos de mediação nas escolas, contudo, a sua implementação e consolidação exige um entendimento efetivo do que é a mediação em meio escolar, assim como uma atitude de colaboração e parceria entre toda a comunidade educativa. É igualmente importante que a mediação se estenda a todos os tipos de conflitos, nomeadamente conflitos professor/aluno, funcionário/aluno e não apenas aluno/aluno; ### This dissertation aims for the comprehension and reflection on the operation of mediation devices, focusing on the implementation of a scholar mediation project in a Preparatory / Comprehensive School. ABSTRACT:To do this study, we used a research methodology, essentially an exploratory research, into a quantitative and qualitative approach. As an instrument of data collection, our option included a questionnaire and a survey with a semi-directive interview. Taking into account the results obtained from this research, we can say that there is indeed a need for the introduction of such devices in schools. However, its implementation and consolidation requires an effective understanding of what is the mediation in schools, as well as an attitude of cooperation and partnership between the whole school community. It is also important that mediation extends to all kinds of conflicts, such as conflicts between teachers and students, and staff and students, not only students between students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11953 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|