Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11942

Title: De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
Authors: Silva, Ana Cristina da
Advisors: Melo, Madalena
Keywords: Baixo estatuto socioeconómico
Contextos de desenvolvimento
Fatores de risco e proteção
Realização escolar
Low socioeconomics status
Contexts of development
Risk and protective factors
Academic achievement
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura tem demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas de forma “artesanal” e com recurso à técnica de analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar; ‘De pequenino se torce o destino’ – The school engagement of children from disadvantaged background. Abstract: Children from low socioeconomic status are considered more vulnerable and at risk of school failure. Literature has shown that, within the contexts of development are several factors that appear to contribute to a successful academic performance or on the contrary, for a low performance and consequently for school failure. Aiming to identify the risk and protective factors that allow differentiating the successful from the unsuccessful students, semi-structured interviews were held with 16 students of the 3rd and 4th grades of primary school. The answers of the participants were analyzed manually and using the technique of content analysis. The results of this research, highlight the influence of family context as a protective factor against school failure. The children’s characteristics and their level of engagement in school, also emerged as predictors of school achievement, observing simultaneously the influence of peers and teacher on the academic performance of students, however both these factors revealed a minor impact that the family or the child itself on academic achievement. Thus, we hope to contribute to clarify which risk and protective factors influences school achievement, defining at the same time intervention strategies that may contribute to minimize school failure and dropout.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11942
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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