Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11926
|
Title: | Contar e fazer para aprender |
Authors: | Cortinhas, Mário Filipe do Nascimento |
Advisors: | Pereira, Pedro Paulo Alves |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A prática e a consequente reflexão sobre a mesma apresenta-se como uma das grandes possibilidades de aprendizagem do actor, sendo na experimentação e questionamento constante dos resultados obtidos, que se dá o seu processo de crescimento.
Durante cerca de um mês e meio desenvolveu-se um projecto, no âmbito do Mestrado em Teatro – Arte do Actor, que visava proporcionar aos alunos do 1ºciclo do ensino básico um momento pedagógico expressivo e interactivo, por intermédio da experimentação de diferentes personagens.
O projecto foi dividido em três momentos: um primeiro dedicado à preparação e ensaios da actividade; um segundo destinado ao desenvolvimento das sessões e um terceiro dirigido à reflexão sobre todos os acontecimentos.
O presente relatório comporta a descrição e reflexão sobre todo o processo, centrando-se, de uma forma mais profunda, sobre o procedimento que levou à criação de cinco personagens por um mesmo actor. Igualmente, em como mostrar essas diferentes personagens ao público e como mostrar o jogo existente na acção, uma vez que existe um único actor para desenvolver todas as acções das personagens e a acção da história; ### Abstract:
Count and do to learn
The practice and subsequent reflection on itself presents as one of the major possibilities of the actor's learning, and it is in experimentation and constant questioning of the results reached that its growing process takes place.
During about a month and a half a project was developed within the Master's Degree in Theatre - Art of the Actor (Mestrado em Teatro – Arte do Actor), which aimed to provide to the students from the 1st cycle of basic education an expressive and interactive pedagogical moment through experimentation with different characters.
The project was distributed in three stages, the first one dedicated to the activity preparation and testing, the second one designed to the sessions development, and a third one directed to the reflection on all the events.
This report bears a description and reflection on the entire process, focusing in a deeper way, on the procedure that leads to the creation of five characters by the same actor. In the same way, attempts to show different characters to the public and also how to show the existing game in action, since there is a single actor to develop all the character's actions and the action of the story. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11926 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|