Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11915

Title: "Cultura do Minuete em Portugal: o manuscrito Minuetti a due Violini, trombe e Basso (VM7 6764- BnF) de Pedro António Avondano (ca.1714-1782) In Música Instrumental no Final do Antigo Regime. Contextos, Circulação e Repertórios.
Authors: Sá, Vanda de
Editors: Sá, Vanda de,
Fernandes, Cristina
Keywords: Música Instrumental
Antigo Regime
Edição musical em Portugal
Concertos
Issue Date: Feb-2014
Publisher: Edições Colibri
Citation: Sá, Vanda de e Fernandes, Cristina (coord.), Música Instrumental no Final do Antigo Regime. Contextos, Circulação e Repertório, Edições Colibri, 2014.
Abstract: A presente publicação resulta de um conjunto de ensaios consagrados à música instrumental no período final do Antigo Regime produzidos pelos investigadores envolvidos no Projeto Estudos de Música Instrumental 1755-1840 financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O estudo da música no final do Antigo Regime integrada num quadro cultural com análise de instituições, edição, importação, circulação, usos e funções de reportórios teve continuidade na constituição da presente equipa. A organização e estrutura do livro foi confrontada com as linhas de enfoque e de abordagem que melhor se desenvolveram no quadro de reuniões científicas organizadas pela equipa do projeto. Apresenta-se uma abordagem contextualizada de acordo com os seguintes eixos temáticos: (a) a recepção e circulação de géneros instrumentais entre Portugal e outros centros musicais europeus; (b) o mercado da música, redes de vendas, conexões entre livreiros e impressores; (c) a existência e dinâmica de valorização entre repertórios locais e repertórios internacionais, nomeadamente tradições locais e modelos europeus; (d) a composição de repertórios e problemas de periodização; (e) a execução dos repertórios históricos na actualidade, neste caso periféricos, no que se refere a estilos e práticas de interpretação. O conjunto de dez ensaios reunidos neste volume foi organizado em três secções temáticas que permitem englobar abordagens complementares de um universo complexo passível de ser subdividido em linhas de enfoque mais específico. As divisões de largo espectro permitiram contudo agrupar estudos de caso mais circunscritos a par de abordagens mais transversais, mantendo uma linha de fundo unificadora em termos de resultados da investigação. Trata-se também de, mediante uma conjugação de estudos, aplicar ao caso português as perspectivas que têm sido definidas pela história social da música, a história dos géneros musicais e os recentes performance studies.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11915
ISBN: 978-989-689-343-9
Type: book
Appears in Collections:MUS - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cultura do Minuete em Portugal_excerto.pdf65.01 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois