|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11900
|
Title: | O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia |
Authors: | Correia, Sónia de Jesus Elias |
Advisors: | Cid, Marília Pisco Castro |
Keywords: | Teoria da evolução Aprendizagem Conhecimento Estratégias e métodos de ensino Theory of evolution Learning Knowledge Strategies and teaching methods |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A teoria da evolução Darwin tem sido o eixo integrador do desenvolvimento do pensamento biológico. Neste sentido, esta investigação teve como problema o ensino da evolução biológica e as aprendizagens realizadas, procurando dar resposta às questões de investigação: (i) Como é tratado pelos professores o tema evolução biológica na sala de aula? e (ii) Que aprendizagens são efectuadas pelos alunos sobre o tema evolução biológica? O estudo incidiu sobre duas turmas do 11.º ano e respectivos professores, na disciplina de Biologia e Geologia, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa, na forma de um estudo de caso. No sentido de obter dados e dar resposta às questões formuladas, foram utilizados inquéritos por questionário e testes de aprendizagens, realizadas entrevistas semi-estruturadas aos alunos e aos professores das turmas e foi feita observação de aulas. Utilizaram-se, assim, vários instrumentos de recolha de dados, de forma a aprofundar a análise e a triangular a informação obtida. Após analisados os dados, foram cruzadas as informações obtidas e aferidos os principais resultados e conclusões. Os resultados mostram que embora o ensino praticado seja muito centrado no professor, existe uma manifesta preocupação em envolver os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, os estudantes revelaram dificuldade em estabelecer relações entre conceitos e em alcançar aprendizagens mais profundas. O que nos leva a concluir que as aprendizagens realizadas foram pouco rigorosas do ponto de vista científico; ### Abstract: Darwin’s evolution theory has been the integrating axis of the development of biological thinking. In this sense, this investigation had has the aim to finding out about the teaching of Biological Evolution and the learning that takes place, searching for the answers for the investigation questions: (i) How is the teaching of Biological Evolution handled by the teachers in the classroom? ; and: (ii) How is the learning of Biological Evolution by the students rigorous enough from a scientific point of view?. The study focused on two classes from the 11th grade and their teachers, in the class of Biology and Geology, following a qualitative and interpretive approach, being this case study qualitative and analytical. The information was collected through direct class observation, interviews, questionnaires, learning test and document analysis. The results shown that the teaching was priority expositive. There is a clear concern to engage students in the teaching and learning process. The students shown difficulties in establishing relationships between concepts and to took more profound approaches, which leads us to conclude that the learning performed is not very accurate. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11900 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|