|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11883
|
Title: | As parcerias educativas e o empreendedorismo enquanto instrumentos de optimização dos observatórios de diagnóstico de necessidades educativas, formativas e culturais: a internacionalização como contexto de desenvolvimento da educação |
Authors: | Bucha, Agostinho Manuel de Inácio |
Advisors: | Barbosa, Luís Marques |
Keywords: | As parcerias educativas e o empreendedorismo Desenvolvimento da educação A escola como organização Pedagogia empreendedora |
Issue Date: | Jun-2007 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Resumo - O empreendedorismo não é só um conceito de negócio, mas um conceito
de vida, na medida em que faz parte de um conjunto de transformações que ajudam
a construir um desenvolvimento que não pode ser obtido a qualquer preço, mas deverá
ser sustentável, ou seja, deve oferecer mais e melhor qualidade de vida ao ser humano,
que hoje é encarado como capital humano. Ser empreendedor não se limita a criar
empresas ou um posto de trabalho directo, é também saber criar valor para a sociedade, já
que o empreendedorismo tem que surgir de dentro da pessoa que avaliará como é que
poderá ajudar a concretizar melhor os objectivos. Esta relação alargada e reflexiva
pressupõe que o empreendedorismo consiga ligar as ciências da educação às ciências
empresariais e outras ciências.
Construir um sistema de educação e de formação adaptados para o
empreendedorismo pressupõe saber integrar as escolas com as outras organizações
enquanto observatórios de necessidades a preencher numa lógica de parcerias a nível
local, regional, nacional e internacional.
Ao longo do trabalho de investigação, a minha função associou duas vertentes: o
professor e o formador, que foram desenvolvendo uma pedagogia de ajuda à pessoa que
se está formando de modo a desenvolver um processo de aprendizagem em
empreendedorismo, em que se fomente a existência de um ambiente favorável ao
crescimento e consolidação do espírito empreendedor.
### Resumen - El emprendurismo no es solo un concepto de negocio, pero un concepto
de vida, una vez que hace parte de un conjunto de cambios que ayudan a construir un
desarrollo que no puede ser obtendo a cualquier precio, pero deberá ser sostenible, o
sea, debe ofrecer más y mejor calidad de vida al ser humano, que hoy por hoy es
encarado como capital humano. Ser emprendedor no se limita a crear empresas o un
puesto de trabajo directo, es también saber crear valor para Ia sociedad, ya que el
emprendurismo tiene que surgir de dentro de una persona que evaluará como podrá
ayudar a concretas mejor los objetivos. Esta relación alargaria y reflexiva presupone
que el emprendurismo consiga conectar Ias ciencias de la educación con Ias ciencias
empresariales y otras ciencias.
Construir un sistema de educación y de formaciM adaptados para el
emprendurismo presupone saber integrar Ias escuelas, con otras organizaciones como
observatorios de necesidades a completar según una lógica de partenariados a nível
local, regional, nacional e internacional.
AI largo de la investigación, mi fimción asoció dos vertientes: el profesor y el
formador, que han desarrollado una pedagogia de ayuda â la persona que se está
formando de forma a desarrollar un proceso de aprendizaje en emprendurismo donde se
fomente la existencia de un ambiente favorable al crecimiento y consolidación de lo
espirito emprendedor.
### Abstract - Entrepreneurship is not only a business concept but also a life concept, as it is part of a set of changes that help build a development which cannot be achieved at any price, but which should be sustainable, that is, it should offer more and a better quality of life to the human being. Being an entrepreneur isn't just about creating enterprises or a direct job, it is also being able to create values to the society, as entrepreneurship must come from within the person that will assess in what way he will be able to help better achieve his aims. This enlarged and conscious relationship implies a link between entrepreneurship and the sciences of education to the enterprising sciences, as well as other sciences.
Building a system of education and instruction adapted to entrepreneurship implies knowing how to integrate schools and other organizations as observatories of needs to fulfil under partnerships at a local, regional, national and international level.
Throughout my research, I have aimed at two different aspects: the teacher and the instructor, and both have developed pedagogy of helping the learner develop a learning process within entrepreneurship, where a favourable atmosphere of growth and consolidation of the entrepreneur spirit is promoted. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11883 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|