Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11880
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens |
Authors: | Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereira |
Advisors: | Folque, Maria Assunção Costa, Maria da Conceição Leal da |
Keywords: | Ensino Aprendizagem Trabalho cooperativo Comunidade de aprendizagem Teaching Learning Cooperative work Learning communities |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório corresponde ao relato do trabalho desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), em contexto de jardim-de-infância e 1º ciclo, para a aquisição de grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este relatório tem como ponto de partida uma conceção sobre Educação e Educador/Professor, a partir do qual faço a reflecção sobre a importância destes na sociedade atual.
Pretendo demonstrar a importância do trabalho cooperativo como uma forma que considero muito eficaz de aprendizagem, através das observações, experiências e interações que desenvolvi.
Neste relatório desejo, também, deixar claras algumas opções pedagógicas que fui adotando, tais como a importância das vivências numa comunidade de aprendizagem, reconhecendo a criança enquanto pensador, sendo o trabalho cooperativo intrínseco a todas estas opções pedagógicas; ### Abstract:
This document represents the work report developed with the Supervised Teaching Practice (STP) in the context of a kindergarten and primary school, for the master degree in Pre-School and Primary Education.
This report has as its starting point in a conception of Education and Educator/Teacher, where I reflect on their importance on today's society.
I intend to demonstrate the importance of the cooperative work as a form of learning which I consider very effective, through observations, experiences and interactions which I have developed.
In this report I intend to also make clear some pedagogic options that I have adopted, such as the importance of experiences in learning communities, recognizing the child as a thinker, being the cooperative work intrinsic to all these teaching options. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11880 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|