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http://hdl.handle.net/10174/11830
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Title: | As intenções empreendedoras como preditores das intenções de abandono académico: um estudo exploratório |
Authors: | Frazão, Lourenço da Conceição |
Advisors: | Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo |
Keywords: | Empreendedorismo Abandono académico Preditores do abandono académico Ensino superior Intenções Entrepreneurship Student's drop out Drop out predictors Higher education Intentions |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo, de carácter exploratório e de natureza, essencialmente, quantitativa,
teve em vista analisar e compreender a relação entre intenções empreendedoras e intenções de
abandono académico em alunos do 1º ano de licenciatura de cursos de engenharia e de
turismo. O trabalho empírico foi conduzido através de um questionário em duas
Universidades portuguesas de regiões e contextos culturais e sociais contrastantes.
O estudo mostrou a existência de uma relação significativa entre intenções
empreendedoras e intenções de abandono académico. Esta relação é explicada pelo
reconhecimento de oportunidades empreendedoras, pela satisfação da criação do seu próprio
emprego e pelo ensino do empreendedorismo, o qual surgiu como factor atenuador das
intenções de abandono académico. O estudo confirmou a existência de preditores de
abandono académico já identificados em estudos anteriores mostrando, igualmente, a
influência dos hábitos culturais e das intenções empreendedoras como preditores desse
abandono. Estes preditores constituíram-se, também, como preditores das intenções
empreendedoras.
Face aos resultados, considera-se importante sensibilizar os decisores políticos e a
comunidade científica para a necessidade de estudar o abandono académico enquanto
problema institucional. Aponta-se, ainda, a necessidade da Universidade implementar o
ensino do empreendedorismo como um vector estratégico da sua acção e a mudar as suas
práticas de modo a que o empreendedorismo se afirme como potenciador da construção de
uma carreira geradora de valor económico, social e estético; ### ABSTRACT: The present study is exploratory and quantitative. The goal was to analyse and to
understand the relationship between entrepreneurial intentions and student’s drop out. The
empirical research was based on the analysis of the answers to an administered questionnaire
to students attending the first year of civil engineering, informatics/computers and telematics,
and tourism courses from two Portuguese universities from different regions and cultural and
social contexts.
The study showed a statistical significant relationship between the students’
entrepreneurial and drop out intentions. This relationship is explained through the recognition
of entrepreneurial opportunities, the satisfaction in creating an own job and the
entrepreneurship teaching, which arises as an attenuating factor of drop out intentions. The
study confirmed the existence of drop out predictors already identified in previous studies. It
also showed the influence of cultural habits and entrepreneurial intentions as predictors of a
drop out decision. These predictors were simultaneously predictors of entrepreneurial
intentions.
According to these results, it is important to be aware of the decision makers and the
scientific community to what concerns the need to study the student’s drop out as an
institutional problem. It should recommend an entrepreneurial teaching implementation in the
university as an action strategic vector, and the change in the university practice, in order that
entrepreneurship might become a professional career generating value as well as an effective
way of attenuating the student’s drop out. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11830 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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