Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11801

Title: Realidade organizacional e pedagógica da educação artística no ensino formal: um estudo numa escola secundária do ensino público
Authors: Ferreira, Filomena Coquenão Samina
Advisors: Charréu, Leonardo
Cid, Marília C.
Keywords: Conceitos de organização
Gestão e direito administrativo escolar
A educação e o ensino de artes visuais no secundário
School organization
School management school law
Art education and art teaching in secondary schools
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho de investigação realizado na Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP) tem como público-alvo os decisores da Política Educativa do Ensino artístico, da Cultura, Educadores, Investigadores e interessados pela Gestão Escolar. Foi assumido o compromisso de dar uma contribuição para os estudos que relacionam a Administração Escolar ao Ensino das Artes Visuais em particular. A investigação residiu em saber como a Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP), gere a Educação Artística e em que medida o modelo de gestão e o Ensino das Artes Visuais influenciam a optimização dos resultados escolares dos seus alunos; e ainda qual a contribuição desse ensino no enriquecimento da região. Por outro lado, queremos dar a conhecer a aplicação das Políticas Educativas do Ensino Artístico na ESGP e o papel do seu Serviço de Psicologia e Orientação Educativa. Deu-se a conhecer a ESGP como a única das três escolas secundárias da cidade de Évora, que tem como Oferta Formativa, a Educação Artística, os Cursos Profissionais direccionados ao acesso aos Cursos do Ensino Superior e a de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho locais, nacionais e internacionais. Foram analisadas as relações interpessoais, a liderança da gestão e a sua influência nos resultados dos alunos, o Desenho Pedagógico da Educação Artística desta Escola Pública – referência regional; as estratégias para a manutenção da estabilidade dos quadros de docentes e não docentes, e as perspectivas gerais da Escola para os próximos anos, através do Programa de Requalificação a ser levado a efeito pela „Parque Escolar S.A.‟ (2008/09). No contexto do estudo, centrámo-nos na caracterização do meio, da Instituição, da Cultura Organizacional a nível dos Recursos Humanos, nos Projectos de Cooperação e Internacionalização. A nível das Artes Visuais, estudámos a configuração da estrutura do curso e a sua influência nos resultados escolares dos alunos da ESGP, justificada pela classificação da Avaliação Externa da Inspecção Geral de Educação (IGE), pelo Ranking dos resultados escolares e pela análise do conjunto de entrevistas realizadas. Refira-se ainda que, pela grande afinidade com Angola, se pretende que a experiência adquirida com este estudo, possa ter continuidade neste país, como partilha e contributo de dois países irmãos; ### ABSTRACT: The present investigation done in Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP) has its target on Education Policies concerning Artistic Education, such as, Culture, Educators, Investigators as well as those interested in School Management. It was assumed the commitment to give a contribution to the studies that have to do with School Management as well as Art teaching in particular case. This investigation has its target on how this school (ESGP) manages the artistic education and in what sense the model used to manage it can influence on students‟ results; furthermore, we want to know in what way this management contributes to enrich the teaching in this region. It is also our aim to explain the applicability of these Education Policies of Artistic Teaching at ESGP and the role it plays in Psicology and Educative Orientation. ESGP is the only secondary school in Évora city that offers students Artistic Education as well as Professional Courses and trainings to follow further studies in universities. This school also concerns about the necessities of local work market at national and international levels. This investigation, analyses the relationship and leadership of this school management in student‟s results; the Artistic Education Didactics; strategies used to guarantee teacher‟s and school staff stability and finally, the general perspectives this school has for the following years helped by a Requalification Program done by “Parque Escolar S.A.” (2008/2009). This study focuses on the Institution characterization as well as on Organizational Culture for Human Resources and National and International Cooperation Programs. Concerning Arts, we studied the course curriculum and its influence in student‟s final results of this school (ESGP), justified by External Evaluation from the Ministery of Education (Inspecção Geral de Educação IGE); by school results ranking and the results from the interviews we did. We want to refer that due to the relationship between this school and Angola, it is our aim to share this experience with this country in order to contribute and cooperate with it.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11801
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE_LUANDA reorganizada ACTUALIZADA[1]27out.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois