Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11657

Title: Migrações inter-regionais em Portugal Continental no período inter-censitário 1991-2001
Authors: Ribeiro, Filipe
Advisors: Mendes, Maria Filomena
Keywords: Migrações Internas
Portugal Continental
Padrões Migratórios
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Ribeiro, F.: Migrações inter-regionais em Portugal Continental no período inter-censitário 1991-2001. Trabalho de fim de Curso da Licenciatura em Sociologia, Universidade de Évora.
Abstract: Num mundo cada vez mais envelhecido e em constante mudança, é o Homem a assumir o papel de actor principal, e é através das suas movimentações e dos seus destinos que se compreende muitas vezes o porquê de muitas regiões ou países serem estruturalmente distintos. O envelhecimento além de ser muito influenciado pela diminuição da natalidade e mortalidade, também pode ser explicado em algumas regiões ou países através das migrações internas e internacionais registadas. As Migrações humanas são, desde há muito, dignas de registo, e não é com o avançar dos tempos que estas diminuem. No entanto, encontram-se sujeitas a alterações, pois os motivos que anteriormente levavam a migrar são agora substituídos por outros. Portugal, não tem passado ao lado destes acontecimentos e, apesar de ainda fazer parte do destino de muitos migrantes estrangeiros, não se pode deixar de parte a sua realidade migratória interna. No entanto, não deixa de ser extremamente importante verificar se as tendências de outrora se mantiveram ou foram substituídas por outras. Os objectivos deste trabalho são, a partir da observação da forma como se distribui a população portuguesa, quer geograficamente, quer por sexos e idades, a realização de uma análise da tendência recente dos saldos migratórios em Portugal (1991-2001), e verificar, em termos geográficos, a existência de continuidades ou descontinuidades de comportamento dos movimentos migratórios anteriormente analisados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11657
Type: bachelorThesis
Appears in Collections:SOC - Formação Avançada - Outra

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Migrações inter-regionais em Portugal Continental no período inter-censitário 1991-2001.pdf1.57 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois