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http://hdl.handle.net/10174/11503
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Title: | Reação das familias ao diagnóstico da criança com pertubações do espectro do autismo: um estudo exploratório |
Authors: | Madeira, Helena Isabel Bico |
Advisors: | Santos, Graça |
Keywords: | Perturbações do espectro do autismo Família Entrevista Análise de conteúdo Mudanças estruturais Autism spectrum Disorders Family Interview Content analysis Structural changes |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As Perturbações do espectro do Autismo (PEA) são perturbações do
desenvolvimento caracterizadas por um leque de sintomas específicos. Ao nível das
causas ainda muito continua por descobrir.
Normalmente não existe nada no aspeto da pessoa que a diferencie dos demais,
havendo diferenças significativa ao nível da comunicação, comportamento e
aprendizagem em relação aos outros.
Neste estudo pretendeu-se atingir vários objetivos, entre os quais: perceber quando
e quais foram os sinais que alertaram para a diferença; quem fez e de que forma foi
transmitido o diagnóstico; quais os sentimentos da família predominantes neste
percurso; que apoios e limitações existiram e existem para estas famílias e ainda,
perceber que alterações ocorreram na família.
Os dados forma obtidos através de uma entrevista semiestruturada, cujo guião foi
construído para o efeito, tendo sido analisados através da técnica de análise de
conteúdo. Os participantes deste estudo foram 14 pais (13 mães e 1 pai) de crianças
com PEA residentes nos mais variados pontos do país.
Os resultados revelaram que não é fácil chegar à perceção das diferenças numa fase
muito precoce, uma vez que a maioria nota que os filhos têm algo que os diferencia na
altura em que eles deveriam começar a interagir, comunicar e aprender. Apontam ainda
para que um dos grandes fatores que interfere na adaptação às PEA é a forma como
é dada a notícia e a falta de apoio e esclarecimento que lhes são prestados nessa
altura e dai para a frente; ### Abstract:
Reaction of the families to diagnosis of children with Autistic Spectrum
Disorders : an exploratory study
The Autistic spectrum Disorders (SAEs) are developmental disorders characterized
by a range of specific symptoms. At the level of the causes still much remains to be
discovered. Normally there is nothing in appearance of person that differentiates itself
from other, having significant differences at the level of communication, behavior and
learning in relation to the other.
In this study it was intended to achieve several objectives, including: know when and
what were the signs that alerted to the difference; who did and how it was transmitted
the diagnosis; What are the predominant family's feelings in this way; that support
and limitations existed and exist for these families and yet, realizing that changes
have occurred in the family.
The shape data obtained through a semi-structured interview, whose script was built
for that purpose, having been analyzed through the technique of content analysis.
The participants in this study were 14 parents (13 mothers and 1 parent) of children
with PEA residents in various parts of the country.
The shape data obtained through a semi-structured interview, whose script was built
for that purpose, having been analyzed through the technique of content analysis.
The participants in this study were 14 parents (13 mothers and 1 parent) of children
with PEA residents in various parts of the country.
The results revealed that it is not easy to reach the lack of differences at a very early
stage, since most note that the kids have something that sets them apart when they
should begin to interact, communicate and learn. Point to one of the major factors
that interfere in the adaptation to the PEA is the way the news is given and the lack of
support and clarification provided to them at that time and so forth. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11503 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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