Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11474

Title: O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
Authors: Braga, Isolda Brasil
Advisors: Fialho, Isabel José Botas Bruno
Keywords: Gestão
Gestor escolar
Qualidade
Organização
Escola pública
Management
School management
Quality
Organization
Public school
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para tal foram formulados como objetivos específicos: 1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares. 2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no planejamento. 3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do gestor escolar. O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados. A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas pesquisadas. Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case study in the neighborhood of Marambaia ABSTRACT: This study aimed to understand the function of the school manager in the search of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we formulated the following objectives: 1. Identify the difficulties experienced by school managers. 2. Check if the actions of the school manager is guided in planning. 3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school manager . The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools, totaling twenty-seven teachers surveyed . The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators , as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed . This study showed us that school managers have a important position , however , there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will guide the pedagogical practice .
URI: http://hdl.handle.net/10174/11474
Type: masterThesis
Appears in Collections:PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado
BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado_Isolda Brasil Braga.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois