|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11474
|
Title: | O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia |
Authors: | Braga, Isolda Brasil |
Advisors: | Fialho, Isabel José Botas Bruno |
Keywords: | Gestão Gestor escolar Qualidade Organização Escola pública Management School management Quality Organization Public school |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca
do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e
otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para
tal foram formulados como objetivos específicos:
1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares.
2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no
planejamento.
3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do
gestor escolar.
O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que
fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da
Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares
das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das
mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados.
A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os
pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores
escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas
pesquisadas.
Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no
entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que
elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns
paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua
missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para
que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case
study in the neighborhood of Marambaia
ABSTRACT:
This study aimed to understand the function of the school manager in the search
of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing
his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we
formulated the following objectives:
1. Identify the difficulties experienced by school managers.
2. Check if the actions of the school manager is guided in planning.
3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school
manager .
The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that
are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of
Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the
schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools,
totaling twenty-seven teachers surveyed .
The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the
assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators ,
as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed .
This study showed us that school managers have a important position , however ,
there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills
beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to
a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of
actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will
guide the pedagogical practice . |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11474 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|