Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11091

Title: A Prisão: Um Espaço de Formação e um Percurso para a Promoção da Literacia
Authors: Afonso, Isilda Maria da Conceição Magalhães Lourenço
Advisors: Mira, António Ricardo
Keywords: Literacia
Leitura
Exclusão
Reinserção
Prisão
Aprendizagem
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: No presente trabalho, focalizamos a problemática das prisões e de quem as ocupa, perspectivando situações educativas como a formação transdisciplinar, a educação para a cidadania, a comunicação, o recurso à leitura e à escrita (nos mais variados suportes). Pretende-se mostrar que o recurso à leitura/escrita é um caminho especial para a formação do indivíduo em reclusão, no sentido das exigências da Sociedade de Informação em que estamos inseridos, pretendendo-se, por essa via, levá-lo a reflectir, compreender, inferir, expressar-se, intervir, transformar-se. A esse nível, apresenta-se um estudo em prisões portuguesas, a partir de cujas conclusões se formulam propostas que possibilitem a formulação de currículos, a definição de actividades, a delineação de projectos, capazes de melhorar as condições dos reclusos de hoje e de quantos, no futuro, tiverem a infelicidade de o vir a ser iv /ABSTRACT - This work pretends to show the problem of prisons and prisoners on use of knowledge, having in mind educational situations such as multi subject training, education for citizenship, communication through reading and writing. The aim is to promote different level training among these special people so that they can get knowledge, know-how, skills, process and techniques and humanitarian values of personal and interpersonal upbringing in order to be successfully reintroduced in their community. The use of reading and writing is a special way to the prisoner’s training towards the demands of today’s Information Society. Therefore we present a study carried out in Portuguese prisons whose conclusions lead us to formulate proposals which permit creating curricula, defining activities, outlining projects to improve nowadays and future’s prisoners’ conditions making them become more skilled and humane.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11091
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cópia de ANEXO 3.4.5.6.7.pdfcópia de anexo 3.4.5.6.796.04 kBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.pdfanexos3.46 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO8.pdfanexo 8175.43 kBAdobe PDFView/Open
4. Cap.2. a leitura escrita intervenção.pdfcapítulo 2 - a leitura escrita intervenção550.04 kBAdobe PDFView/Open
3 .cap.1. visibilidade.pdfcapítulo 1 - visibilidade293.89 kBAdobe PDFView/Open
2. Introdução.pdfintrodução96.62 kBAdobe PDFView/Open
1. INÍCIO.pdfinício90.04 kBAdobe PDFView/Open
CAPA - UNIVERSIDADE DE ÉVORA.pdfcapa9.32 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 2.pdfanexo 28.03 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 1.pdfanexo 1518.38 kBAdobe PDFView/Open
8. bibliografia..pdfbibliografia288.59 kBAdobe PDFView/Open
7. cap. 5 conclusões..pdfcapítulo 5 - conclusões57.01 kBAdobe PDFView/Open
6. cap. 4 proposta dific..pdfcapítulo 4 - proposta dific..286.02 kBAdobe PDFView/Open
5. Cap.3 estudo de caso.pdfcapítulo 3 - estudo de caso1.12 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois