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http://hdl.handle.net/10174/11091
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Title: | A Prisão: Um Espaço de Formação e um Percurso para a Promoção da Literacia |
Authors: | Afonso, Isilda Maria da Conceição Magalhães Lourenço |
Advisors: | Mira, António Ricardo |
Keywords: | Literacia Leitura Exclusão Reinserção Prisão Aprendizagem |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No presente trabalho, focalizamos a problemática das prisões e de quem as
ocupa, perspectivando situações educativas como a formação transdisciplinar, a
educação para a cidadania, a comunicação, o recurso à leitura e à escrita (nos mais
variados suportes).
Pretende-se mostrar que o recurso à leitura/escrita é um caminho especial para a
formação do indivíduo em reclusão, no sentido das exigências da Sociedade de
Informação em que estamos inseridos, pretendendo-se, por essa via, levá-lo a reflectir,
compreender, inferir, expressar-se, intervir, transformar-se.
A esse nível, apresenta-se um estudo em prisões portuguesas, a partir de cujas
conclusões se formulam propostas que possibilitem a formulação de currículos, a
definição de actividades, a delineação de projectos, capazes de melhorar as condições
dos reclusos de hoje e de quantos, no futuro, tiverem a infelicidade de o vir a ser
iv
/ABSTRACT - This work pretends to show the problem of prisons and prisoners on use of
knowledge, having in mind educational situations such as multi subject training,
education for citizenship, communication through reading and writing. The aim is to
promote different level training among these special people so that they can get
knowledge, know-how, skills, process and techniques and humanitarian values of
personal and interpersonal upbringing in order to be successfully reintroduced in their
community.
The use of reading and writing is a special way to the prisoner’s training towards
the demands of today’s Information Society. Therefore we present a study carried out in
Portuguese prisons whose conclusions lead us to formulate proposals which permit
creating curricula, defining activities, outlining projects to improve nowadays and
future’s prisoners’ conditions making them become more skilled and humane. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11091 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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