Abstract: | Assumindo como objectivo central, identificar e caracterizar eventuais estilos de aprendizagem, existentes em comunidades com elevadas taxas de analfabetismo, a
presente investigação centrou-se no estudo dos processos de aprendizagem de
indivíduos analfabetos de seis localidades do concelho de Alandroal e compreendeu a
realização de um estudo de caso, assente numa metodologia bidimensional.
A análise descritiva e inferencial corroborou a hipótese de que foi o facto de os
indivíduos se localizarem em comunidades, com determinadas características
geográficas, culturais, económicas e sociais, que conduziu ao desenvolvimento de
determinados saberes/maneiras de fazer, que se traduziram em eventuais estilos locais
de aprendizagem.
Sustenta-se que, pela sua localização geográfica e pelas dinâmicas comunitárias
existentes, os contornos/singularidades do processo de aprendizagem dos inquiridos das
localidades de Ferreira de Capelins e, essencialmente, de Juromenha, apresentaram-se
com especial relevância./ ABSTRACT - Taking as its central objective, to identify and characterize possible learning styles that
exist in communities with high illiteracy rates, this research focused on the study of the
learning processes of illiterate individuals from six small villages in the municipality of
Alandroal and it included the realization of a case study, based on a two-dimensional
methodology.
The descriptive and inferential analysis confirmed the hypothesis that it was the fact that
the individuals were located in communities with certain geographical, cultural,
economic and social characteristics which led to the development of specific
knowledge/ways of doing that resulted in possible local styles of learning.
It is argued that, by its geographical location and the existing community dynamics, the
contours/singularities of the learning processes of the respondents from the localities of
Ferreira de Capelins and, essentially, of Juromenha, presented a particular relevance. |