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http://hdl.handle.net/10174/11077
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Title: | O Sistema Produtivo da Música Sacra em Portugal no Final do Antigo Regime: A Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807 |
Authors: | Fernandes, Cristina Isabel Videira |
Advisors: | Nery, Rui Vieira |
Keywords: | Música sacra em Pportugal Final do antigo regime Capela real e patriarcal (1750/1807) |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A dissertação tem como objectivo analisar o sistema de produção e difusão da música sacra na Capela Real e na Igreja Patriarcal de Lisboa entre a morte de D. João V (1750) e a partida da família real para o Brasil (1807). A promoção da Capela Real ao estatuto de Patriarcal em 1716, obtida por D. João V junto da Santa Sé, constitui uma especificidade singular no panorama europeu ao proporcionar a fusão da Capela Real (instituição paralela à das restantes cortes do Antigo Regime) com o sumptuoso cerimonial inspirado pelo modelo da Capela Papal. Com a excepção dos cinco anos que precederam o Terramoto de 1755 (marcados pelo forte investimento de D. José na ópera), a dimensão espectacular do ritual religioso na Capela Real e na Patriarcal – a funcionar em igrejas separadas entre 1755 e 1792 -- foi a principal estratégia de representação simbólica do poder régio até ao final do Antigo Regime e teve um impacto profundo na sociedade portuguesa. A partir de uma extensa quantidade de documentação de arquivo inédita, de fontes litúrgicas e musicais e de relatos fornecidos por cronistas da época e viajantes estrangeiros, a tese aborda o percurso histórico da Patriarcal 'e das várias Capelas Reais dependentes da monarquia, a sua articulação em rede com outras. igrejas e conventos, a sua organização interna, as actividades e o estatuto sócio-profissional dos músicos (portugueses e italianos), o sistema de formação musical, o cerimonial litúrgico e áulico, aspectos relacionados com as práticas performativas e a recepção da música sacra.
/ABSTRACT -
The dissertation aims to analyse the system production and diffusion of sacred music within the Royal Chapel and the Patriarchal Church between the dead of king D. João V (1750) and the departure of the royal family to Brazil (1807). The promotion of the Royal Chapel to Patriarchal in 1716, strategically achieved by D. João V's negotiations with the Holy See, is a singular feature in the european context of the time. It caused the blend of the Royal Chapel model (similar to other court's chapels of Old Regime catholic monarchies) with the sumptuous ritual of the Pope's Chapel in Rome. With the exception of the five years before the 1755 Farthquake (marked by the huge investment in opera made by D. José), the spectacular dimension of liturgy at the Royal Chapel and at the Patriarchal - divided into two separate churches between 1755 and 1792 - was the main propaganda tool of the royal power until the end of the Old Regime and had a strong impact on portuguese society. Based on a vast original archive documentation, musical and liturgical sources, period cronicles and foreign travelers' testimonies, the thesis introduces and comments the history of the Patriarchal and of the several Royal Chapels who belonged to the Portuguese monarchy, their framework (including other churches and convents supported by the Crown), the activities and the professional status of the portuguese and italian musicians employed by them, the music education system, the court and liturgical ceremony, aspects of the performance practice and the reception of sacred music. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11077 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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