Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10861

Title: A avaliação da funcionalidade dos idosos: Uma forma de diagnosticar o estado de saúde e avaliar a eficácia dos cuidados
Authors: Lopes, M. J.
Escoval, A.
Mendes, F.
Pereira, D.
Pereira, C.
Carvalho, C.
Fonseca, C.
Keywords: Funcionalidade
Saúde
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Católica Portuguesa. Fundação D. Pedro IV
Citation: Lopes, M.J.; Escoval; A.; Mendes, F.; Pereira, D.; Pereira, C.; Carvalho, C.; Fonseca, C.. (2012). A avaliação da funcionalidade dos idosos: Uma forma de diagnosticar o estado de saúde e avaliar a eficácia dos cuidados. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. Fundação D. Pedro IV.
Abstract: Problema e objetivos - avaliar a funcionalidade dos idosos do Alentejo, com o objetivo de, conhecer o perfil de funci- onalidade da referida população e sinalizar as suas limitações funcionais. Enfoque teórico - Optou-se por uma abordagem centrada na funcionalidade entendida como a capacidade do indivíduo para realizar as atividades da vida diária e para participar em várias situações da vida e da sociedade, incluindo as dimensões, física, emocional e cognitiva. Adoptou-se a Classificação Internacional da Funcionalidade de Organização Mundial de Saúde. Metodologia - Estudo transversal, descritivo; amostra aleatória, estratificada com 903 idosos; nível de confiança 95%; margem de erro 2,5%. Questionário desenvolvido com base na Classificação Internacional da Funcionalidade; dados recolhidos através de entrevista estruturada por profissionais de saúde nos Centros de Saúde do Alentejo. Resultados: Idosos do Alentejo são maioritariamente do sexo feminino; 30,7% declaram-se analfabetos, 29,2% tem um Índice de Massa Corporal que denunciam excesso de peso, e 11% apresenta baixo peso. As necessidades de alimen- tação (18,7%,), habitação (19,2%) e saúde (26,0%) não estão satisfeitas. Funções de orientação preservadas em 83,4%; 58% dos idosos refere uma intensidade de dor que requer cuidados. 73,3% dos idosos não apresenta dentição funcional. Níveis de desempenho superior a 80% nas atividades de participação: lavar-se (82,6%), atividades relacio- nadas com o processo de excreção (92,2%), vestir, comer, beber (89%). Conclusão: Decréscimo progressivo da funcionalidade à medida que a idade avança, todavia está preservada em grande parte das dimensões até cerca dos 75 anos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10861
Type: article
Appears in Collections:CICTS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CIEG2012_livro_atas.pdf12.85 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois