Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10817

Title: Questões fonológicas na aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças dos 0 aos 6 anos
Authors: Madeira, Mónica
Advisors: Silva, Ana Alexandra
Marçalo, Maria João
Keywords: Desenvolvimento fonológico
Inventário fonético
Processos fonológicos
Infeções do trato respiratório superior
Otite média
Phonological development
Phonetic inventory
Phonological processes
Upper respiratory tract infections
Otitis media
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O objetivo principal desta dissertação foi analisar a aquisição e desenvolvimento fonológico em crianças de idade pré-escolar com historial de infeções no trato respiratório superior e otites médias. Foi desenvolvido um estudo exploratório, no qual foi realizada uma análise descritiva e comparativa dos fonemas ausentes no inventário fonético e a ocorrência de processos fonológicos entre as crianças com historial de infeções no trato respiratório superior e otites médias com e sem atraso na linguagem. Os resultados mostraram que o historial de infeções do trato respiratório superior e otites médias e o atraso na linguagem condicionam o desenvolvimento fonológico. Observaram-se maiores dificuldades na aquisição e estabilidade dos segmentos das classes das fricativas e das líquidas, e na aquisição e estabilidade de estruturas silábicas complexas como o Ataque ramificado e a Rima ramificada. Destacaram-se ocorrências elevadas nos processos de oclusão da consoante final, redução de grupo consonântico, e semivocalização de líquida; ### ABSTRACT: Phonological Issues on Language Acquisition and Development from 0 to 6 year old children The main goal of this master thesis was to analyse the phonological acquisition and development in preschool children with history of upper respiratory tract infections and otitis media. It was developed an exploratory study in which it was conducted a descriptive and comparative analysis on absent phonemes in the phonetic inventory and phonological processes occurrence between children with history of upper respiratory tract infections and otitis media and children with or without language impairment. The results show that a history of upper respiratory tract infections and otitis media plus language impairment are conditioning factors in phonological development. Findings indicate greater difficulties on the acquisition and stability of fricative and liquid phonemes and complex syllabic structures, such as the complex syllable onsets and coda. On phonological processes, these children present higher number of occurrences in the final consonant deletion, consonant cluster reduction and gliding of liquids.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10817
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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