Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10528

Title: As Práticas Pedagógico-Didáticas Desenvolvidas por Professores de Língua Portuguesa, do Terceiro Ciclo do Ensino Básico, Resultantes da Entrada em Vigor do Tempo Letivo de 90 Minutos.
Authors: Carvalho Esteves, Anabela
Mira, António Ricardo
Editors: Departamento de Pedagogia e Educação, Universidade de Évora
Keywords: Competências
questões somatopsíquicas
práticas didáticas
tempos letivos
Issue Date: 2012
Publisher: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
Citation: Esteves, A. C. &. Mira, A. R. (2012). As práticas pedagógico-didácticas desenvolvidas por professores de língua portuguesa, do terceiro ciclo do ensino básico, resultantes da entrada em vigor do tempo lectivo de 90 minutos. In O. Magalhães & A. Folque (Eds.), I Jornadas de Investigação em Educação. Évora: Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação.
Abstract: Este estudo remonta à introdução do Projeto da Gestão Flexível do Currículo e a tempos anteriores a ele, partindo, assim, para uma investigação sobre o modo como as práticas pedagógico-didácticas se mantiveram, se alteraram, porventura, ou, mesmo, inovaram aquando da transição dos tempos letivos de 50 para 90 minutos. Faz-se uma análise da Reorganização Curricular dos Tempos Letivos, compaginando-a com as noções de atenção, fadiga e memória. Nesta investigação, de cariz qualitativo, optou-se por um método de amostragem intencional, com entrevistas a dezoito docentes. Concluiu-se que a implementação do tempo letivo de 90 minutos foi acolhida favoravelmente pelos docentes. Os benefícios foram mais visíveis em termos do planeamento didático do trabalho, por comparação com os efeitos na aquisição/desenvolvimento de competências. Pelas insistentes referências à fadiga e desatenção dos alunos, há um longo caminho de adaptação de estratégias e práticas pedagógicas a percorrer para que os 90 minutos não sejam considerados um fator de desmotivação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10528
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Praticas_Pedagogico-Didaticas_Desenvolvidas_Lingua_Portuguesa_Resultantes_do_Tempo_Letivo_de_90_Minutos.pdf289.32 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois