Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10512

Title: Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia Investigativa
Authors: Cordeiro, Glória
Figueiredo, Margarida
Editors: Carrott, Peter
Galacho, Cristina
Mendes, Paulo
Figueiredo, Margarida
Ferreira, Teresa
Teixeira, António
Keywords: Ensino da Química
Metodologia investigativa
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Cordeiro, G. & Figueiredo, M., Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia Investigativa, In P. Carrott, C. Galacho, P. Mendes, M. Figueiredo, T. Ferreira & A. Teixeira Eds., Jornadas do Centro de Química de Évora 2011, pp. 73, Universidade de Évora Edition, Évora, Portugal, 2011
Abstract: A importância que as actividades experimentais de natureza investigativa assumem na aprendizagem das ciências, no Ensino Básico, depende, sobretudo, da sua consistência com os objectivos da Educação em Ciência e do envolvimento do aluno. O estudo das suas vantagens, relativamente a uma metodologia tradicional, constituiu o objectivo central deste estudo que incidiu no tema Reacções Químicas e envolveu duas turmas de 8º ano. O estudo desenvolveu-se segundo um desenho quasi-experimental, tendo a recolha de dados sido efectuada através de um Inquérito por questionário e de registos de aula efectuados pela professora/investigadora. O estudo decorreu durante o ano lectivo 2009/2010, tendo sido desenvolvidas, pelo Grupo experimental, actividades experimentais no âmbito dos temas: Reacções Ácido – Base, Reacções de Precipitação e Reacções de Oxidação – Redução. As actividades foram realizadas pelos alunos do Grupo Experimental, seguindo uma metodologia investigativa, enquanto no Grupo de Controlo foram desenvolvidas as actividades propostas seguindo uma metodologia tradicional, a partir do fornecimento de um protocolo experimental. Os resultados obtidos revelaram, a existência de algumas dificuldades na selecção e síntese da informação e na comunicação de resultados, mas evidenciaram opiniões bastante favoráveis dos alunos do Grupo Experimental. Puseram ainda em evidência o papel determinante da reflexão, antes, durante e após a realização da actividade e indicaram desenvolvimento conceptual e procedimental significativo, relativamente ao tema desenvolvido. Foi ainda possível concluir que a metodologia utilizada permitiu aos alunos desenvolver um conjunto de competências essenciais, tais como a autonomia, as capacidades de pensamento e de formulação de questões e de hipóteses explicativas, bem como de comunicação e discussão de resultados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10512
Type: article
Appears in Collections:QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Comunicação Glória Jornadas CQE.pdf228.16 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois