Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10190

Title: Reabilitação no Internamento Hospitalar. Prospectiva na dinâmica de atores - Implementação da Governação Clínica num Hospital E.P.E.
Authors: Revez, Silvana
Silva, Carlos
Fialho, Joaquim
Saragoça, José
Editors: Silva, Carlos
Saragoça, José
Keywords: Cenários
Prospetiva
Dinâmica de Atores
Qualidade
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Citation: REVEZ, Silvana; SILVA, Carlos; FIALHO, Joaquim; SARAGOÇA, José (2013). “Reabilitação no Internamento Hospitalar: Prospetiva na Dinâmica de Atores. Implementação da Governação Clínica num Hospital E.P.E.”. in Silva, Carlos; Saragoça, José. (2013) (coord). Cooperação, Território e Rede de Atores: Olhares de Futuro. Évora: Universidade de Évora. ISBN 978-989-8550-15-6. pp. 249-266
Abstract: O presente estudo apresenta uma visão de Prospetiva Estratégica centrado na imagem futura da implementação de medidas estratégicas, segundo o modelo de Governação Clínica, para a prática da equipa de Reabilitação num contexto de internamento hospitalar com o utente de Acidente Vascular Cerebral (A.V.C.). Da análise sócio - organizacional efetuada, com vista ao caminho da qualidade organizacional, construiu-se uma lógica relacional de atores onde as chefias intermédias assumem o papel central no jogo de poderes. Os cenários obtidos mostram que os atores visualizam a sua atuação futura de acordo com os pilares de foco no doente, em termos de qualidade de cuidados, segurança e participação ativa. Contudo, a matriz relacional de atores apresenta um carácter instável, onde as raízes das suas convicções e ações são essencialmente mutáveis. Daí que, como proposta de plano de intervenção sugere-se um modelo de desenvolvimento da eficácia coletiva baseado no conceito dos Seminários Prospetivos, com o intuito de encontrar uma qualidade interna que crie um sentimento de pertença e motivação coletiva face a uma dinâmica de mudança organizacional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10190
ISBN: 978-989-8550-15-6
Type: bookPart
Appears in Collections:SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CIV_2_Livro_final_indice1.pdflivro2.59 MBAdobe PDFView/Open
civ_2_Silvana Revez 249.pdfcapítulo99.85 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois