Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10185

Title: Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha: que dinâmicas territoriais?
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Editors: ECS, Universidade de Évora
Keywords: Cooperação transfronteiriça
Portugal-Espanha
Dinâmicas territoriais
Issue Date: Sep-2013
Publisher: Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais
Citation: Baltazar, Maria da Saudade (2013), "Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha: que dinâmicas territoriais?",in Silva, Carlos e Saragoça, José (coord), Cooperação,Território e Rede de Atores - Olhares de Futuro, 2º Curso Internacional de Verão da ECS,pp. 7-26. Universidade de Évora. ECS. Évora. ISBN 978-989-8550-15-6.
Abstract: A Política de Coesão, no quadro das políticas de desenvolvimento regional, parece assumir ainda maior relevância no atual contexto de crise financeira e económica, como ancoragem para o fortalecimento territorial no difícil jogo da competitividade e sustentabilidade num mundo globalizado. Na Nova Agenda Territorial, adotada da Estratégia Europa 2020, a importância da coesão territorial - a par da económica e social - surge definida em seis prioridades, das quais se destaca a “integração territorial das regiões funcionais transfronteiriças e transnacionais”. Na esteira do que se tem vindo a adotar, nomeadamente na Agenda Territorial de 2007, enfatiza-se o local e a adaptação à sua diversidade. O Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, 2007-2013, denota uma forte incidência territorial ao abranger um território formado por 17 NUT III fronteiriças. Estas unidades territoriais cobrem uma superfície total de 23,5 % do espaço ibérico e contam com uma população que representa cerca de 10% da população total dos dois estados. A região de fronteira entre Portugal e Espanha, na sua maior parte com caraterísticas típicas de territórios periféricos, continua a apresentar um fraco dinamismo socioeconómico e demográfico, não obstante os resultados obtidos com as três gerações da iniciativa comunitária INTERREG – A (1990 a 2006). Neste texto pretende-se, a partir de uma breve conceptualização sobre as políticas de desenvolvimento regional e de coesão, identificar os principais traços evolutivos da cooperação transfronteiriça ibérica, com especial destaque para os eixos de intervenção/tipologia de projetos aprovados, atores envolvidos assim como as parcerias que se estabeleceram entre os dois lados da fronteira.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10185
ISBN: 978-989-8550-15-6
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Coop Transf - Dinamicas Territoriais - Cong Int Verão da ECS.pdf688.5 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois