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Title: A Implementação do Paradigma de Bolonha num Instituto Politécnico Português – Os Cursos de 2º Ciclo
Authors: Duarte, Joana
Gonçalves, Helena
Pires, António Ramos
Saraiva, Margarida
Keywords: Abordagens pedagógicas
Paradigma de Bolonha
Issue Date: 7-Jun-2013
Publisher: Publicações Qualidade
Citation: DUARTE, Joana, Helena Gonçalves, António Ramos Pires e Margarida Saraiva “A Implementação do Paradigma de Bolonha num Instituto Politécnico Português – Os Cursos de 2º Ciclo", IV Encontro de Tróia 2013 – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Publicações Qualidade, Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUA) da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), Sala Atlântico - Aqualuz Suite, TróiaResort, Tróia– Setúbal, 7 Junho 2013
Abstract: O presente artigo resulta de um estudo desenvolvido no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que teve como objetivo identificar e caraterizar as principais alterações pedagógicas (atividades desenvolvidas e dos elementos de avaliação), decorrentes da implementação do Paradigma de Bolonha, nos Cursos de 2º Ciclo. Em 2008/2009 foi desenvolvido pela Unidade para a Avaliação e Qualidade (UNIQUA/IPS) um questionário com o objetivo de caraterizar as mudanças introduzidas nos cursos de 1º e 2º ciclo. O questionário era composto por 17 questões (12 fechadas e 5 abertas) e foi respondido por 76 docentes responsáveis pelas Unidades Curriculares dos Mestrados de 3 das 5 escolas do IPS: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (EST Setúbal), Escola Superior de Educação (ESE) e Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE). Os resultados mostraram que, após Bolonha, continuavam a prevalecer as metodologias de carater expositivo, apesar de evidenciarem uma maior participação e envolvimento por parte dos estudantes. Das mudanças decorrentes do Paradigma de Bolonha destacam-se a orientação tutorial (embora a abordagem a esta atividade seja específica de cada escola) e a comunicação com o professor por correio eletrónico no âmbito das tarefas escolares. Relativamente ao peso relativo das modalidades de avaliação, as modalidades com maior peso relativo continuaram a ser as atividades desenvolvidas autonomamente pelos estudantes. Este estudo não questionou aspetos importantes como: competências desejadas e atingidas, relação entre os conteúdos e as competências, coerência entre os ECTS e a carga total de trabalho, relação entre indicadores de sucesso, abordagens pedagógicas e métodos de aprendizagem adotados pelos estudantes, pelo que está previsto a sua inclusão em estudos futuros.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10096
Type: lecture
Appears in Collections:GES - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

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