Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10018

Title: As obras em formato de partitura do Manuscrito Musical 52 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o tento seiscentista português para tecla
Authors: Oliveira, Filipe Mesquita de
Keywords: Tento
Verso
P-Cug MM 52
Música de tecla
Issue Date: 2-Nov-2013
Citation: Apresentação em 2013 da conferência As obras em formato de partitura do Manuscrito Musical 52 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o tento seiscentista português para tecla (ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música/Cascais 2013)
Abstract: Entre os testemunhos mais importantes do tento seiscentista português para tecla contam-se as Flores de Música para o instrumento de tecla e harpa de Padre Manuel Rodrigues Coelho, colectânea publicada em Lisboa em 1620 e os manuscritos contendo peças para órgão da Biblioteca Pública de Braga (Ms. 964) e da Biblioteca Pública do Porto (Mss. 1607, 1576 e 1577), destacando-se, no caso desta última instituição, o Livro de obras de órgão (1695) de Frei Roque da Conceição. Alguns destes manuscritos musicais foram objecto de transcrição, estudo e edição por parte de uma série de musicólogos, entre os quais se contam Santiago Kastner, Gerhard Doderer e Klaus Speer. Existem também alguns testemunhos seiscentistas de escrita instrumental a quatro vozes, apresentada em formato de partitura (open-score), que deveríamos associar também ao teclado. Referimo-nos ao Manuscrito Musical 52 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra que inclui, na sua segunda parte, uma série de peças de autoria desconhecida que merecem a nossa atenção. Num artigo publicado em 1983 - New Sources for the Study of the Portuguese Seventeenth-Century Consort Music – Rui Vieira Nery, para além de sublinhar a importância dos modos concertados para conjunto instrumental (Consort) de Frei Teotónio da Cruz († 1653), identificou também a série de peças instrumentais apresentadas em formato de partitura, as quais ainda não foram transcritas, estudadas e editadas. Uma vez que essas peças deverão fazer parte do repertório para tecla, como o testemunham as transcrições que realizei, proponho-me na presente comunicação apresentá-las e discutir os seus traços formais e estilísticos, inserindo-as no âmbito do tento seiscentista português para tecla.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10018
Type: lecture
Appears in Collections:MUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo ENIM 2013 - Filipe Mesquita de Oliveira.docx20.91 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois