Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9657

Title: A importância da formação do coordenador pedagógico frente à inclusão social na dimensão escolar
Authors: Couston, Vilma de Socorro Reis
Advisors: Neto, Antonio José Santos
Keywords: Educação
Coordenação Pedagógica
Formação Pedagógica
Inclusão Social,
Escola
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O principal elemento que norteou a desenvolver este estudo foi a formação do coordenador pedagógico ao deparar-se com os avanços do processo de inclusão social na dimensão escolar. Diante desse fato observado, despertou-se o interesse em investigar qual a compreensão que o coordenador pedagógico tem diante desse processo da inclusão social e se ele está preparado para atuar com a inclusão social na escola que atua e como ocorre na escola a práxis do coordenador pedagógico diante da inclusão escolar. E para responder a essas indagações, o presente estudo, segundo seus objetivos, se caracterizou como pesquisa de campo e segundo os procedimentos de coleta de dados através da pesquisa documental e aplicação de questionários. Utilizou-se também para compreensão do mesmo a pesquisa bibliográfica. A abordagem do estudo foi a partir da metodologia quanti/qualitativa, com uma concepção dialética. Foram investigados um grupo de 10 pessoas, sendo 05 de uma escola pública e 05 de uma escola privada do município de Macapá, no Estado do Amapá, as quais foram aplicadas um questionário com perguntas mistas (abertas e fechadas). O período de coleta dos dados compreendeu o primeiro semestre do ano de 2010. A análise integral desta pesquisa revelou que todos os coordenadores pedagógicos tanto da escola pública como da escola privada, possuem uma formação superior significativa e alguns com ainda com a formação de pós-graduado. Isso demonstra que na maioria das respostas dos entrevistados enfatizaram que não foram preparados na sua formação acadêmica para lidar com a inclusão social como todo no ambiente escolar. Através da socialização dos resultados desta pesquisa espera-se contribuir com subsídios para futuros estudos a comunidade acadêmica que busca conhecimentos voltados para este tema. Assim como, utilizando os parâmetros avaliativos da pesquisa,como norte para que a instituição escolar programe ações que possam incentivar a formação continuada dos coordenadores pedagógicos.; ABSTRACT The main element that guided this study was to develop the training coordinator of the educational encounter with the progress of the process of social inclusion dimension in the school. Considering this, it noted, was aroused interest in investigating what the understanding that the academic advisor has on this process of social inclusion and that it is prepared to act with social inclusion at school and acting school as in the practice of coordinating teaching on school inclusion. And to answer these questions, the present study, according to your goals, whether characterized as field research and under the procedures of data collection through desk research and questionnaires. We used also for the understanding of that literature. The study approach was based on the methodology quantitative and qualitative, with a dialectic. We investigated a group of 10 people, including 05 in a public school and 05 at a private school in the city of Macapa, Amapa state, which were applied a questionnaire with mixed (open and closed). The period of data collection comprised the first half of 2010. The comprehensive analysis of this research revealed that all educational coordinators of both the public school as the private school, have a significantly higher education and some with even with the training of postgraduates. This demonstrates that most of the answers of respondents highlighted that were not prepared in their academic training to deal with social inclusion as a whole in the school environment. Socialization of the results of this research is expected to provide insight for future studies and the academic community that seeks knowledge for this topic. Just as using the set of evaluative research, such as north to the institution of school schedule of actions to encourage the continuing education of pedagogical coordinators.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9657
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE VILMA.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois