Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9547

Title: Universidade de Évora e Cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa: Casos de Estudo de Angola e Timor Leste
Authors: Lucas, Maria Raquel
Keywords: Universidade Évora
Cooperação
Angola
Timor-Leste
Issue Date: Dec-2013
Publisher: FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Citation: Lucas, Maria Raquel (2013), "Universidade de Évora e Cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa: Casos de Estudo de Angola e Timor Leste", Atas da 3.ª Conferência FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 4-6 Dezembro, ISBN:978-989-97890-3-6
Abstract: Existe um longo e inegável passado partilhado entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa, visível em distintos aspectos, desde os políticos, aos económicos, sociais e culturais cuja sustentabilidade se alicerça fundamentalmente na língua portuguesa. Contudo, a manutenção das ligações de cooperação, embora desejadas e expressamente manifestadas por todas as partes, nem sempre se traduzem em acções concretas nem tem um rumo definido. Neste contexto, revisando a Política de Cooperação entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa, ao nível do Ensino Superior, o presente trabalho procura avaliar concretamente a actuação da Universidade de Évora ao nível de dois projectos de mestrado desenvolvidos em Angola e Timor Leste. Como fontes de informação foram usadas as académicas no âmbito dos cursos do mestrado e outras disponíveis na literatura e on-line, assim como a recolhida através de uma entrevista on-line aos antigos alunos e responsáveis das instituições de acolhimento. As questões foram intencionalmente escolhidas de forma a abranger diferentes âmbitos e perspectivas, com implicações na cooperação, no curto e longo prazo. Os resultados encontrados indicam quatro pilares sustentadores das relações de cooperação da Universidade de Évora, nos projectos analisados e Angola e Timor-Leste. Para além da partilha da língua, menos evidente na situação de Timor-Leste e da proximidade cultural, a qualidade dos projectos e dos docentes que determinam a capacidade de captar alunos e de os acolher em boas condições de acompanhamento da formação foi um dos principais aspectos referidos. Mesmo considerando as carências e fragilidades encontradas nos países em estudo na implementação dos projetos, conclui-se que existe um vasto campo de actuação onde a Universidade de Évora pode realizar os propósitos enunciados nos Acordos de Cooperação, estabelecidos com aqueles Países.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9547
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
M R Lucas_Universidade de Evora e Timor Leste.pdf478.67 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois