|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8160
|
Title: | Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações |
Authors: | Fialho, Isabel Cristóvão, Ana Maria |
Keywords: | Atividades de Enriquecimento Curricular revisão de literatura análise SWOT |
Issue Date: | May-2012 |
Citation: | Fialho, I & Cristóvão, A. M. (2012, 29 de maio). Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular.
Análise SWOT e recomendações. Comunicação oral por convite, no II EREA – Encontro Regional de
Educação do Alentejo “6 anos de AEC…”, realizada na. Direção Regional de Educação do Alentejo, Évora. |
Abstract: | O Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino
básico foi criado pelo Despacho n.º 12591/2006 de 16 de junho e encontra-se
regulamentado pelo Despacho n.º 14460/2008 de 26 de maio com a redação que lhe é
dada pelo Despacho n.º 8683/2011 de 28 de junho. Este programa constitui uma
importante medida de política educativa para a melhoria das condições de ensino e de
aprendizagem e implementação da “escola a tempo inteiro”. Neste sentido, as AEC
pretendem cumprir o duplo objetivo de garantir a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino
básico, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras
do currículo, ao mesmo tempo que visa articular o funcionamento da escola com a
organização de respostas sociais no domínio do apoio às famílias. Assim, procura-se
adaptar os tempos de permanência dos alunos na escola tendo em conta as
necessidades das famílias e, simultaneamente, garantir que estes são
pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens das competências
básicas (Despacho n.º 14460/2008, de 26 de Maio).
A Atividades de Enriquecimento Curricular que tiveram o seu início no ano letivo de
2005/2006 com a generalização do ensino de Inglês nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do
ensino básico, rapidamente evoluíram para uma oferta diversificada de atividades nos
quatro anos deste ciclo de estudos.
Nesta comunicação apresentamos os resultados de uma revisão da literatura sobre as
Atividades de Enriquecimento Curricular que nos serviu para fazer o balanço dos seis
anos do programa. Analisámos três livros, 16 dissertações, teses e artigos e 13
relatórios. Identificámos os objetos de estudo, as amostras e o tipo de inquiridos e
procedemos a uma análise SWOT da informação com o objetivo de identificar os
pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e os constrangimentos e, desde
modo, apresentar um conjunto de recomendações que possam contribuir para a
melhoria das AEC. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8160 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|