Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7785

Title: Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma discussão acerca das representações de professores e alunos
Authors: Borralho, António
Fernandes, Domingos
Vale, Isabel
Keywords: Ensino Superior
Práticas de Avaliação
Práticas de Ensino
Representações
Issue Date: Jun-2012
Publisher: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Abstract: Problemática: Caraterização de representações de professores e alunos relativamente ao ensino, à avaliação e às aprendizagens no contexto das unidades curriculares de um plano de estudos na área das Ciências da Saúde Metodologia: Esta investigação inseriu-se num estudo mais amplo em que se pretendia compreender as relações existentes entre conhecimentos, representações e experiências de professores, com as formas como organizam o ensino e a avaliação e promovem as aprendizagens. A comunicação proposta resulta da análise dos resultados de um inquérito por questionário, para conhecer e compreender as representações, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens, de todos os docentes e de todos os estudantes dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma Licenciatura numa Escola do Domínio das Ciências da Saúde. O inquérito utilizou uma escala tipo Likert e estava organizado em quatro áreas: a) Ambiente de ensino-aprendizagem-avaliação; b) Ensino; c) Aprendizagem; d) Avaliação. Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa: A investigação evidenciou resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas. Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. O estudo das representações dos professores e alunos acerca do ensino e da avaliação permite caraterizar e sustentar as suas práticas de ensino e de avaliação estabelecendo relações com as aprendizagens. Sobretudo, é importante identificar se as conceções e as práticas tendem a ser consistentes ou inconsistentes entre si pelas implicações que têm no ensino e avaliação. Assim, para se concetualizar planos de mudança a nível das práticas de ensino e de avaliação será necessário conhecer em profundidade o que professores e alunos pensam e fazem nos domínios do ensino e da avaliação. Relação com a produção na área: Nos últimos anos tem havido um interesse evidente em investigar temas tais como: a) o envolvimento e a participação dos estudantes nos processos de avaliação; b) a diversificação e utilização de estratégias inovadoras de avaliação; c) a utilização sistemática de feedback; d) as tensões e as relações resultantes de práticas de avaliação formativa e sumativa. No entanto, a investigação a nível do ensino superior realizada é ainda bastante escassa, tendo em conta a necessidade de se compreender um conjunto de questões cruciais que ajudarão a melhorar a aprendizagem dos alunos. No caso específico de Portugal, o chamado processo de Bolonha exige que as instituições de ensino superior questionem as práticas de ensino e de avaliação e, de forma coerente e sustentada, reconstruam os papéis e as ações dos alunos e dos professores. Ora, é precisamente neste âmbito que é relevante conhecer e compreender as representações sustentadas por professores e alunos relativamente a domínios pedagógicos tão relevantes como o ensino, a avaliação e o desenvolvimento das aprendizagens.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7785
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
VII CIDU_Apresentação.pdf15.33 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois