Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7029

Title: Competencias relacionais e preservação da intimidade no processo de cuidar: estudo com estudantes da licenciatura em enfermagem
Authors: Zangão, Otília
Mendes, Felismina Parreira
Keywords: competências
estudantes de enfermagem
privacidade
cuidado
Issue Date: 29-Jun-2012
Publisher: Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde
Citation: Zangão, Mª Otília Brites; Mendes, Felismina Rosa Parreira - Competências relacionais e preservação da intimidade no processo de cuidar: estudo com estudantes da licenciatura em enfermagem. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord.). 11th International Conference on Social Representations, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais; V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Universidade de Évora: Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. 25-29 de junho 2012. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5
Abstract: Objetivo: Identificar como se processa, ao longo do curso, o desenvolvimento de competências relacionais do estudante de enfermagem durante o processo de cuidar preservando a intimidade dos utentes. Método: estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por todos os estudantes do curso de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde portuguesa. Os dados foram colhidos entre Abril e Junho de 2010, através de questionário de caracterização dos estudantes e de um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda, já testado. Foi obtida a autorização da autora do inventário para utilização do mesmo, da diretora da referida escola e o parecer da comissão de ética da área de Saúde e Bem-Estar de uma Universidade. Foi apresentado o consentimento informado aos estudantes. Resultados: Os estudantes adquirem gradualmente as competências relacionais de ajuda, verificando-se que nas subescalas “competências genéricas”, “competências de comunicação” e “competências de contacto”, a média é superior nos estudantes do último ano do curso. Na subescala “competências empáticas” os estudantes do 2º ano apresentam um valor médio superior. A relação entre o ano do curso e a subescala “competências de comunicação” é estatisticamente significativa. Conclusão: Durante o curso os estudantes vão paulatinamente adquirindo e desenvolvendo as competências relacionais genéricas do cuidar. A idade emerge como variável decisiva e o ano do curso que frequentam é central na aquisição de competências relacionais específicas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7029
ISBN: 978-989-20-3167-5
Type: article
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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