Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6660

Title: Vanádio como modelador do crescimento de leveduras vínicas do Alentejo – uma atividade que ilustra a influência dos metais nos sistemas vivos, contextualizada às ciências experimentais para o ensino secundário.
Authors: Ruivo, P
Alves-Pereira, I
Ferreira, R
Editors: Paixão, Fátima
Regina Jorge, Fátima
Keywords: vanádio
ambiente
S. cerivisiae
Issue Date: 2009
Publisher: Edição da Escola superior de educação, Instituto politécnico de Castelo Branco
Citation: Ruivo P, Alves-Pereira I, Ferreira R (2009) – Vanádio como modelador do crescimento de leveduras vínicas do Alentejo – uma atividade que ilustra a influência dos metais nos sistemas vivos, contextualizada às ciências experimentais para o ensino secundário. In: Educação e formação: ciência, cultura e cidadania. Atas XIII Encontro nacional de educação em ciências (Fátima Paixão e Fátima Regina Jorge eds.),1248-1258, Edição da Escola superior de educação, Instituto politécnico de Castelo Branco, CIDTFF, Universidade de Aveiro, Portugal. (ISBN: 978-989-95831-2-2).
Abstract: Actividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, produção de fitofármacos e de ligas metálicas contribuem para o aumento acentuado dos níveis ambientais do vanádio em determinadas regiões do globo terrestre, tornando-o um poluente. As interferências que este metal de transição pode exercer nos seres vivos pode ser ilustrada recorrendo a culturas de leveduras, organismos eucariotas unicelulares, excelentes para treinar estudantes em actividades de química, ambiente e vida. O desenvolvimento da actividade de investigação apresentada possibilitou aos alunos de uma turma-piloto da disciplina de Física e Química A (ano I), do 10º ano de escolaridade, da Escola Secundária Dom Manuel Martins de Setúbal, participarem activamente no planeamento e na preparação de uma actividade laboratorial, com o objectivo de avaliar como o vanádio interfere no crescimento da levedura vínica S. cerivisiae. Os resultados experimentais obtidos em cada fase desta actividade de investigação mobilizou os estudantes para uma aproximação científica importante a estudos ambientais que utilizem microrganismos como peças importantes do processo. A avaliação de competências desenvolvidas pelos alunos, perante um mesmo conjunto de questões problema colocadas antes e após a realização das diferentes fases da actividade experimental, revelou que os alunos melhoraram o seu grau de cumprimento, adquirindo desse modo uma aprendizagem significativa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6660
ISBN: 978-989-95831-2-2
Type: article
Appears in Collections:MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
09 P Ruivo XIII ENEC.pdf275.1 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois