Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6609

Title: Isolamento de Toxoplasma gondii a partir de cérebro e músculo de gatos serologicamente positivos utilizando culturas celulares
Authors: Cortes, Helder Carola Espiguinha
Leitão, A.
Waap, H.
Vilares, A.
Ângelo, H.
Meireles, J.
Keywords: Toxoplasma gondii
In vitro isolation
Issue Date: 2011
Publisher: Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias
Citation: Cortes, Helder Carola Espiguinha; Leitão, A.; Waap, H.; Vilares, A.; Ângelo, H.; Meireles, J. Isolamento de Toxoplasma gondii a partir de cérebro e músculo de gatos serologicamente positivos utilizando culturas celulares , Trabalho apresentado em V Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias - As ciências veterinárias para uma só saúde, In V Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias - As ciências veterinárias para uma só saúde, Fonte Boa, Vale de santarem, 2011.
Abstract: O isolamento de Toxoplasma gondii é imprescindível quer para efeitos de diagnóstico definitivo da infecção, quer para estudos visando a genotipagem de estirpes circulantes, tanto nos animais como no ser humano. O bioensaio é presentemente considerado o método de eleição para isolamento de T. gondii de amostras biológicas, no entanto, para além de eticamente questionável, a inoculação em ratinho é dispendiosa e laboriosa. O ensaio in vitro utilizando culturas celulares é frequentemente mencionado como alternativa, contudo o investimento nesta área tem sido diminuto, sendo raros os trabalhos que referem o recurso a este método para isolamento de T. gondii a partir de tecidos animais. Este estudo teve como objectivo testar diferentes métodos de isolamento de T. gondii em culturas de células. Para a preparação dos inóculos, colhemos amostras de tecido cerebral e muscular (coração e membros) de 16 gatos serologicamente positivos, durante a necrópsia. O tecido cerebral foi homogeneizado com agulha e seringa em meio de cultura e o tecido muscular digerido numa solução de ácido clorídrico e pepsina. A inoculação dos homogeneizados de cérebro e músculo em culturas de células Vero resultou, respectivamente, numa taxa de isolamento de 37,5% (6/16) e 62,5% (10/16). A visualização microscópica de taquizoítos nas culturas celulares foi possível 5-14 dias pós-inoculação, utilizando homogeneizados de cérebro e 7-32 dias pós-inoculação, utilizando homogeneizados de tecido muscular. Todos os isolados foram confirmados por n-PCR visando a região ITS1 do rDNA de T. gondii.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6609
ISBN: 978-989-20-2675-6
Type: article
Appears in Collections:MVT - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumos_Final_Helga Waap V Congresso da SPCV.pdf71.99 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois