Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6360

Title: Metodologia para o estudo do efeito das alterações climáticas e do uso do solo nas bacias hidrográficas do Sul de Portugal
Authors: Mourato, Sandra
Moreira, Madalena
Corte-Real, João
Keywords: Alterações climáticas
cenários
incerteza
modelação hidrológica
uso do solo.
Issue Date: Dec-2006
Citation: Mourato, S.; Moreira, M.; Corte-Real, J. (2006). Metodologia para o estudo do efeito das alterações climáticas e do uso do solo nas bacias hidrográficas do Sul de Portugal. V Congresso Ibérico sobre Gestão e Planeamento da Água. Faro. 4-8 Dezembro. p. 81-88.
Abstract: As alterações climáticas induzidas pelo aumento dos gases de efeito estufa provocam aumento na temperatura, alteram os padrões de precipitação e provavelmente aumentam a frequência de eventos extremos. As bacias hidrográficas do Sado e do Guadiana apresentam-se como as mais vulneráveis face às potenciais alterações climáticas, com o consequente decréscimo do escoamento médio anual e aumento da ocorrência de chuvadas intensas de curta duração que conduzirão a cenários de cheias mais frequentes. Pretende-se neste artigo apresentar uma metodologia que permitirá avaliar o comportamento das bacias hidrográficas do Sul de Portugal, com base na aplicação de um modelo fisicamente baseado (SHETRAN) considerando os diferentes cenários de alteração do uso do solo, os diferentes modelos climáticos globais e as diferentes técnicas de ampliação de resolução. Esta análise terá por base séries diárias disponíveis nas estações meteorológicas e hidrométricas existentes na área em estudo e séries de precipitação geradas com base em modelos climáticos estocásticos. As bacias hidrográficas naturais têm um comportamento hidrológico diferente das bacias hidrográficas reais e neste estudo propõem-se incluir no modelo hidrológico escolhido as equações referentes aos balanços de água existentes. Um estudo onde se pretendem determinar os impactes das alterações climáticas e dos usos do solo ao nível dos recursos hídricos numa bacia hidrográfica não estará completo se não pretender identificar os tipos de incertezas existentes e determinar a contribuição de cada uma nos resultados obtidos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6360
Type: article
Appears in Collections:MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1ª pagina.pdf1ª página78.55 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois