|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4930
|
Title: | “Nono, Intolleranza 1960” |
Authors: | Amaral, Pedro |
Keywords: | Nono Intolleranza |
Issue Date: | Sep-2011 |
Publisher: | RDP - Antena2 |
Abstract: | Luigi Nono, Intolleranza (de seu título completo: Intolleranza 1960), estreada em Veneza, no Teatro La Fenice, em Abril de 1961.
Muito marcado pela reflexão política, o pensamento estético de Luigi Nono materializara-se já, na década anterior, numa obra prima que evocava os horrores do holocausto – Il Canto Sospeso, obra emblemática, ao mesmo tempo moderna e extremamente lírica, composta em meados dos anos 50. Mas a ópera seria uma conquista posterior. Na década de 50, os jovens compositores do pós-guerra pesquisavam as bases sintácticas da sua linguagem musical numa ascese verdadeiramente cartesiana. Essa ascese era porventura incompatível com a ideia de uma obra cénica, onde a música tem de servir a componente dramática e o gesto cénico. E assim, só nos anos 60, após uma década de construção e maturação da linguagem, puderam os enfants terribles da contemporaneidade musical começar a abordar os palcos ópera – Luigi Nono, Luciano Berio, mais tarde Henry Pousseur seguido por Ligeti, Stockhausen, e outros.
A ópera foi uma conquista tardia da contemporaneidade musical; e assim que surgiu – nas obras emblemáticas de Nono e Luciano Berio – tornou-se um veículo de inquietações éticas, morais, sociais e politicas. (Como o fora, em parte nas obras de Mozart e Da Ponte, se bem que de um modo agora completamente diverso, profundamente ligado aos horrores de uma Europa em Guerra, e às questões prementes da descolonização.)
A 13 de Abril de 1961, quando da estreia de Intolleranza em Veneza, no Teatro La Fenice, a representação foi perturbada por manifestantes neo-fascistas que gritavam, nostálgicos, (não o “Viva a Liberdade” de Don Giovanni, mas agora um:) “Viva a Polícia” – como se as forças da ordem devessem servir, não um tempo de paz, mas uma ideologia de terror. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4930 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | MUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|