Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3734

Title: POSSIBILIDADES E LIMITES NA GESTÃO DA ÁGUA EM SITUAÇÃO DE ESCASSEZ : PRÁTICAS DE PRODUTORES AGRÍCOLAS NA BACIA DO PAJEÚ – PERNAMBUCO
Authors: SELVA, V.
MORAIS, M
BORGES FILHO, E. F. de A.
ANDRADE DE FREITAS, D.
MELO, G.
Issue Date: 2011
Citation: SELVA V, M. MORAIS, E. F. DE A. BORGES FILHO, D. ANDRADE DE FREITAS, G. L. DE MELO, 2011 - Possibilidades e limites na gestão da água em situação de escassez : práticas de produtores agrícolas na Bacia do Pajeú – Pernambuco. XIV Encontro da Rede Luso Brasileiro de Estudos Ambientais 12 - 17 de Setembro de 2011 Cidade do Recife, Brasil.
Abstract: Situada nas mesorregiões do Sertão Pernambucano e do São Francisco Pernambucano, a bacia do rio Pajeú tem clima semiárido, com médias pluviométricas anuais inferiores a 800 mm, concentradas nos meses de fevereiro, março e abril, e apresenta deficiência hídrica de nove meses. Na área da bacia a atividade econômica predominante é a pecuária, seguida da agricultura desenvolvida predominantemente por pequenos proprietários e agricultores familiares para a sua subsistência, que torna-se limitada pelo fator escassez hídrica. A produção agrícola é comprometida e reduzida em função da baixa disponibilidade hídrica e ausência de políticas efetivas para a mudança do quadro de pobreza instalado na região onde falta de acesso a água permanece sendo a grande mazela da população do semiárido, sendo a boa gestão da água essencial para a elevação da qualidade de vida local. Na porção setentrional da bacia, a ação do Projeto Dom Helder Câmara, acordo de empréstimo entre o Governo Brasileiro/Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário/FIDA, tem apontado na direção das possibilidades de produção agrícola e convivência com as condições de semiaridez, direcionando ações como a instalação técnicas simples de captação de água - cisternas, cisternas calçadão, barragem subterrânea. Portanto, este trabalho tem como objetivo verificar na área de atuação do projeto Dom Helder, na porção norte da bacia do Pajeú como os agricultores familiares tem viabilizado a produção agrícola inclusive com diversidade de produção de subsistência em função da instalação de técnicas de captação e armazenamento.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3734
Type: lecture
Appears in Collections:BIO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CGE - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Possibilidades e limites na gestão da água em situação de escassez.pdf17.95 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois