Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3498

Title: No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais
Authors: Fialho, Isabel
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
Editors: Barca Lozano, Alfonso
Keywords: TurmaMais
Sucesso escolar
insucesso escolar
resultados escolares
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Citation: Fialho, I.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2011). No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais. Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A Coruña. Universidade da Coruña [CD-ROM] ISSN: 1138-1663.
Abstract: A questão do insucesso escolar e da melhoria das competências básicas dos portugueses tem sido recorrente nas políticas e nos discursos educativos de vários governos. Neste âmbito, Portugal aderiu ao programa da União Europeia — Quadro Estratégico de Cooperação Europeia em matéria de Educação e Formação (EF2020), que define os objectivos comuns para os sistemas de educação e formação europeus até 2020 e ao Projecto Metas Educativas 2021, da Organização de Estados Ibero-americanos. Decorrente destes compromissos de convergência em relação aos princípios enunciados e a algumas das metas definidas, no corrente ano lectivo, o Ministério da Educação lançou o Programa Educação 2015 que estabelece as metas e indicadores de qualidade educativa a alcançar até 2015 e aponta sugestões que “permitam optimizar o progresso dos alunos de cada turma (...)”, quer “(...) no âmbito de projectos nacionais em que a escola participe (TEIP, Mais Sucesso, PCA) [quer] de projectos próprios da escola” (ME, s.d., p.16). Neste estudo apresentamos os resultados de uma análise do projecto TurmaMais inserido nas políticas de combate ao insucesso escolar com o objectivo de avaliar o impacto deste modelo organizativo nos resultados escolares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, nas escolas/agrupamentos com o Projecto TurmaMais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3498
ISSN: 1138-1663
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
XI_Congreso_Internacional 1279-1290.pdf199.16 kBAdobe PDFView/Open
Apresenta Galaico.pdfEstudo realizado no âmbito do Acompanhamento Científico do Projecto TurmaMais - Programa Mais Sucesso Escolar, Ministério da Educação515.8 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois