Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28882

Title: A paisagem sonora de Angra no século XVII: Uma perspectiva a partir da actividade das suas instituições religiosas
Authors: Henriques, Luís
Keywords: música
musicologia
paisagem sonora histórica
música sacra
século XVII
Angra do Heroísmo
azores
Issue Date: 2017
Publisher: Câmara Municipal de Guimarães
Citation: Henriques, Luís. "A paisagem sonora de Angra no século XVII: Uma perspectiva a partir da actividade das suas instituições religiosas". II Congresso Internacional Histórico As Cidades na História: Sociedade. Atas. Vol. V: Cidade Moderna II.Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães, 2017, pp. 175-194.
Abstract: A noção de uma paisagem sonora histórica aplicada ao espaço urbano tem sido uma das várias áreas que foram desenvolvidas a partir da ideia de cartografar os sons urbanos partindo de uma perspectiva histórica. Na Península Ibérica tem sido desenvolvida nas cidades andaluzas de Sevilha e Granada. Angra tornou-se rapidamente num espaço central no arquipélago açoriano, desenvolvendo-se quer a nível económico como também em termos do número populacional. O facto de ser a capital religiosa do arquipélago dos Açores terá certamente contribuído para uma forte concentração de instituições religiosas na cidade ao longo do século XVII que, para além da nova Catedral, eram constituídas por igrejas paroquiais, ermidas e outras instituições como a Misericórdia e a Companhia de Jesus ou os conventos espalhados pelo centro da cidade e arredores. O presente estudo percorre estas instituições abordando as referências a momentos ou actividades musicais das mesmas, perspectivando possíveis contextos musicais no âmbito da prática da polifonia e cantochão, o núcleo musical destes centros cujo repertório ocupava a maior parte do dia dos seus religiosos e religiosas. Quem percorresse a cidade poderia ouvir, para além dos numerosos sinos, também procissões, que ocorriam regularmente, e as numerosas vozes provenientes das suas igrejas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28882
Type: article
Appears in Collections:CESEM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
paisagem_sonora_angra_seculoxvii.pdf158.98 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois